Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Finlândia quer usar esterco de cavalos para aquecer casas

Para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, o governo da Finlândia quer usar esterco de cavalos para aquecer casas

16 jun 2015 - 07h41
(atualizado às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Finlândia quer usar esterco de cavalos para aquecer casas
Finlândia quer usar esterco de cavalos para aquecer casas
Foto: Wikipédia

Segundo a TV estatal Yle, a nova coalizão governamental planeja o uso em larga escala dos equinos como fonte renovável de energia. Uma companhia de energia já está tentando criar um biocombustível feito da mistura do esterco de cavalos e resíduos à base de madeira, que então é queimada para produzir energia.

Segundo a empresa Fortum, o esterco produzido por três cavalos em um ano seria suficiente para aquecer a casa de uma família durante o mesmo período.

Siga o Terra Notícias no Twitter

E com 77 mil cavalos na Finlândia, a estimativa é de que mais de 20 mil casas poderiam ser abastecidas completamente por esse novo tipo de biocombustível.

Ministros finlandeses já demonstraram interesse que o país pare de usar carvão e reduza o consumo de petróleo importado na próxima década.

Menina bate a cabeça e fica em estado grave ao cair de cavalo:

Para concretizar o plano, no entanto, seria necessário encontrar novas fontes energéticas.

Segundo a Yle, usar o esterco dos cavalos para produzir energia solucionaria um crescente problema para os estábulos ─ como se livrar das fezes dos equinos.

No país, o uso do esterco de cavalos como adubo é proibido em áreas que levam a córregos e em breve os proprietários desses animais não poderá descartá-lo em aterros sanitários.

A Finlândia proibiu, a partir do ano que vem, o descarte de lixo orgânico em aterros sanitários.

Bombeiros fazem resgate de cavalo que ficou preso em valeta:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade