SP: feira sobre resíduos sólidos deve movimentar R$ 1 bilhão
Phil Cumming, chefe de sustentabilidade do Comitê Internacional das Olimpíadas de Londres, vem ao Brasil para falar de sua experiência na gestão dos resíduos sólidos gerados durante o evento esportivo. O britânico participa da RWM Brasil, versão nacional para a feira que ocorre há 45 anos em Birmingham, no Reino Unido, e que é a maior referência global da indústria de resíduos sólidos.
A organização espera que o evento, será realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, em 1º e 2 de outubro, movimente R$ 1 bilhão.
Um dos temas centrais na feira é a Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos (PNRS), que determina o fim da destinação irregular de resíduos sólidos até agosto de 2014. Os participantes da RWM Brasil discutirão o que podem fazer os cerca de 3 mil municípios que ainda dão destino inadequado ao seu lixo para cumprir a legislação a tempo.
Participam ainda do evento Richard Benoy, ministro de Estado do Meio Ambiente Natural, Água e Assuntos Rurais do Reino Unido; Herman Huisman, conselheiro para Cooperação Internacional do Ministério de Infra Estrutura e Meio Ambiente do Reino dos Países Baixos; Sarney Filho, deputado federal pelo PV; Arnaldo Jardim, deputado federal pelo PPS; Ney Maranhão, diretor da Secretaria de Recursos Hídricos e Urbanos do Ministério do Meio Ambiente; Silvério Silvano, secretário municipal de Limpeza Urbana de São Paulo; Bruno Covas, secretário de Estado do Meio Ambiente, e Nelson Bugalho, vice-presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).
INFOGRÁFICO: O FIM DOS LIXÕES? | |
Política prevê a eliminação das unidades de destinação inadequada no Brasil, principalmente dos lixões, até 2014 |