Tem pilha de caderno usado em casa? Veja ideias diferentes e até lucrativas do que fazer com esse papel
Existem maneiras diferentes, lucrativas e sustentáveis de dar um destino a todo esse papel
Final do ano chegou e, com ele, o fim de mais um ano letivo para os estudantes. E depois de tanto estudo e de usar folhas e mais folhas de caderno, sempre fica aquela dúvida sobre o que fazer com pilhas de papel usado. Tem gente que joga no lixo; outros acabam deixando amontoar em casa. Pois saiba que existem maneiras diferentes, lucrativas e sustentáveis de dar um destino a todo esse papel.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Uma delas é promovida pela Kalunga. A empresa trabalha com a venda de artigos de papelaria e, desde 2007, possui o projeto Seu Caderno Usado Vale Desconto, que funciona da seguinte forma: o consumidor vai até a uma loja da rede, leva folhas de caderno usadas e ganha R$ 1,50 de desconto, por cada quilo entregue, na compra de cadernos novos e papel chamequinho A4.
Para participar, basta levar o caderno usado, sem espiral e sem capa, para uma unidade do grupo. O quilo é pesado no local, e o desconto é aplicado na hora. A campanha vai até 10 de março do ano que vem.
De acordo com dados da empresa, desde o início do projeto, já foram coletadas mais de 976,30 toneladas de folhas de caderno usadas. Além de papéis, a empresa também recolhe pilhas, baterias e eletroeletrônicos.
Outra opção é oferecida pela associação privada sem fins lucrativos Passarte. O projeto nasceu em 2011, como uma iniciativa dos alunos de uma escola municipal de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e depois se expandiu para o Brasil.
Além de folhas de caderno utilizadas, eles também recebem apostilas, livros comuns e didáticos vencidos, revistas, entre outros itens de papelaria.
O material é todo reciclado e transformado em novos materiais escolares, que são doados para escolas em comunidades carentes. Segundo dados da Passarte, desde que foi fundada, já foram arrecadados mais de 210 toneladas de doações.
Para ajudar, basta levar até um dos pontos de coleta, localizados no Rio Grande do Sul e São Paulo, ou entrar em contato pelo Whatsapp (54) 98409-6378, pois eles coletam em todo o Brasil. No entanto, para agendar a coleta, é necessário que a doação seja acima de 500 kg.