Tempestade inunda aeroporto em Barcelona, causa cancelamento e atraso de voos
De acordo com a operadora espanhola de aeroportos, 18 voos que deveriam pousar no El Prat foram redirecionados, como medida de segurança
A operadora espanhola de aeroportos, Aena, informou que ao menos 70 voos programados para decolar do Aeroporto El Prat, em Barcelona, foram cancelados ou sofreram atrasos nesta segunda-feira, 4, após uma intensa tempestade atingir a região e provocar inundações na pista. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Aena, 18 voos que deveriam pousar no El Prat durante a manhã foram redirecionados para outros aeroportos, como medida de segurança. Em comunicado publicado na plataforma X, a operadora confirmou que o tráfego aéreo foi prejudicado pelas condições climáticas.
A tempestade, marcada por chuvas intensas e queda de granizo, surpreendeu a população de Barcelona e arredores, no leste da Espanha. O fenômeno climático ocorre em um momento delicado para o país, que enfrenta os efeitos de uma catástrofe natural recente: as enchentes que, na última semana, causaram a morte de pelo menos 217 pessoas na região de Valência, localizada cerca de 300 km ao sul de Barcelona.
Por volta do final da manhã de segunda-feira, a chuva cessou e o Aeroporto El Prat voltou a operar, segundo um porta-voz da Aena informou à Reuters.
Além do impacto nos voos, o transporte terrestre também foi afetado. Na Catalunha, os serviços de trens urbanos foram interrompidos, conforme informou o ministro dos Transportes, Oscar Puente, em sua conta oficial no X.