Tempestade que atingiu Buenos Aires pode estar se movendo para a região Sul do Brasil
No país vizinho o fenômeno deixou 50 mil pessoas sem energia elétrica e 13 pessoas mortas no último final de semana
A tempestade que atingiu o sul da província de Buenos Aires, onde está localizada a capital da Argentina, no último final de semana, pode estar se movendo em direção ao Brasil. Segundo o MetSul, há preocupações de que essa instabilidade atinja o Rio Grande do Sul devido ao avanço de uma massa de ar frio contra uma massa excepcionalmente quente.
Na Argentina, o fenômeno deixou ao menos 50 mil pessoas sem energia e 13 pessoas mortas, segundo as autoridades.
A área mais atingida foi a cidade de Bahia Blanca, onde várias pessoas também ficaram feridas por causa de telhados arrancados, segundo informações do governo municipal no X (antigo Twitter), que descreveu o ocorrido como uma "catástrofe".
"Com grande pesar, 13 vítimas fatais foram confirmadas até o momento. Pedimos à comunidade que tome extremo cuidado e não circule nas vias públicas", acrescentou o prefeito do município, Federico Susbielles.
De acordo com um comunicado do gabinete do presidente Javier Milei nas redes sociais, além das chuvas, foram registradas rajadas de vento que ultrapassaram 150 quilômetros por hora, o que equivale à velocidade de um furacão de categoria 1.
Previsão no Brasil
Após um fim de semana quente, o Sul do Brasil enfrenta previsão de chuvas. O Inmet emitiu alerta de tempestade para o Estado, especialmente nas regiões sudoeste, sudeste, centro e região metropolitana de Porto Alegre até a tarde desta segunda-feira, 18.