Temporal deixa 71 mil sem luz na Grande SP; capital teve quedas de árvores e alagamentos
Todas as regiões da cidade ficaram em estado de atenção devido ao risco de alagamentos, de acordo com o CGE da Prefeitura
O temporal que atingiu a cidade de São Paulo no fim da tarde desta quarta-feira, 23, deixou todas as regiões da capital paulista sob risco de alagamentos. No centro da cidade, por exemplo, o Terra flagrou o momento em que bueiros transbordavam com o aumento do nível da água.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Imagens obtidas pela reportagem mostram vias importantes do centro paulistano, como a Alameda Barros e a Avenida São João, na região da Santa Cecília, com diferentes pontos de alagamento. Veja no vídeo acima.
Por volta das 19h, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo encerrou o alerta de estado de atenção para alagamentos nas zonas norte, centro, leste e Marginal Tietê. O alerta foi mantido para a zonas oeste, sul, sudeste e Marginal Pinheiros. Às 19h20, todos os estados de atenção foram encerrados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, até as 19h10 desta quarta-feira, foram registradas 53 ocorrências de quedas de árvore. Também havia 13 pontos de enchente ou alagamento.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), por volta das 19h, 23 semáforos foram afetados pela falta de energia elétrica ou falha nos equipamentos. A lentidão na capital chegou a 1.023 km.
71 mil imóveis sem energia
O temporal deixou 71.815 imóveis sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. Só na capital, 52.743 clientes ficaram sem luz. A cidade de Carapicuíba foi a mais afetada, com 11.645 imóveis no escuro, segundo boletim emitido pela Enel às 18h55 desta quarta.
Às 21h, a Enel informou que o número de clientes sem energia elétrica era de 59.522. Na cidade de São Paulo, eram 43.663 sem energia elétrica, de acordo com a atualização. Carapicuíba, Osasco e Ribeirão Pires ainda tinham milhares de clientes no escuro.
Nas redes sociais, moradores de bairros paulistanos como Limão, Vila Mariana, Belenzinho, Mooca, Sacomã, Itaquera e Pinheiros, entre outros, reclamaram da falta de energia elétrica. No Morumbi, a energia chegou a cair, mas voltou instantes depois.