Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Últimos dias de novembro devem ser de muita chuva no Brasil; veja previsão

Até o fim do mês, não há expectativa de onda de calor pelo País

21 nov 2024 - 10h59
(atualizado às 14h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Últimos dias de novembro devem ser de muita chuva no Brasil
Últimos dias de novembro devem ser de muita chuva no Brasil
Foto: RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A previsão do tempo para os próximos dias de novembro é de muita chuva pelo Brasil, segundo a Climatempo. A partir desta quinta-feira, 21, uma frente fria que estava na Região Sul avança para São Paulo e chega ao Espírito Santo até sexta-feira, 22.

"Entre quinta e sexta-feira, a frente fria avança pela costa do Sudeste e vai ajudar a trazer o fluxo de umidade da Amazônia para o Sudeste. Isto vai fazer a chuva aumentar sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais", informa o serviço de meteorologia.

Já no próximo fim de semana, a expectativa é de que essa frente fria continue se deslocando e chegue à Bahia. O corredor de umidade será mais direcionado para a Região Centro-Oeste, para o Tocantins e sobre parte do Nordeste. Com isso, a chuva deve aumentar também nesses locais. Além da Bahia, a chuva deve ser mais intensa sobre Sergipe e Piauí.

Previsão para última semana do mês

Para a próxima semana, a última do mês de novembro, ainda haverá alguns dias de concentração de chuva sobre parte do Norte, do Centro-Oeste, do Nordeste e sobre o norte do Sudeste.

A meteorologista Ana Clara Marques, da Climatempo, explica, que, na última semana de novembro, dará a impressão de formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mas tecnicamente o fenômeno não será formado.

"A área de chuva mais frequente e volumosa se desloca e, assim, não podemos chamar de ZCAS. Quando temos uma ZCAS, a grande área de chuvosa central do sistema fica quase parada, numa mesma posição", afirma Ana Clara ao site do serviço de meteorologia.

Cadê o calor?

Até o fim de novembro, não há expectativa de onda de calor pelo Brasil. No entanto, os próximos dias poderão ter alguns picos de calor em algumas localidades.

"Nos últimos dias do mês vamos ter uns 2 dias mais quentes no Sul e Sudeste. Vai esquentar em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, mas não será uma onda de calor", diz a meteorologista.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade