Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Uma pessoa morre após queda de árvore em SP; bombeiros recebem 142 chamados na capital e Região Metropolitana

1,6 milhão ainda estão sem luz na manhã deste sábado

12 out 2024 - 09h44
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Uma pessoa morreu em decorrência da forte chuva que caiu em São Paulo na noite de sexta-feira, 11
Árvores caíram durante temporal na capital paulista
Árvores caíram durante temporal na capital paulista
Foto: Reprodução/X @enelclientesbr

Uma pessoa morreu após uma queda de árvore registrada por causa da forte chuva que atingiu São Paulo na noite desta sexta-feira, 11. O temporal também deixou a capital paulista e cidades do entorno em estado de atenção. 

O Corpo de Bombeiros atendeu 142 chamados para quedas de árvores na capital e na Região Metropolitana de acordo com o último balanço da corporação, divulgado na manhã deste sábado, 12. As principais ocorrências estão concentradas nos bairros Vila Andrade, Diadema, Campo Grande, Campo Limpo e Jaraguá.

Na capital paulista, uma pessoa morreu após a queda de uma árvore na Rua Professora Nina Stocco, no Campo Limpo. A morte foi confirmada no local por um médico do Samu ainda no local, segundo o portal Metrópoles. Uma segunda vítima foi levada para o pronto socorro da região.

Alertas de alagamentos foram emitidos em diferentes regiões pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. O órgão também alertou para iminência de transbordamento dos córregos Água Espraiada e Ponte Rasa. 

Os bombeiros ainda atenderam dois casos de desabamentos. No primeiro, às 20h20, na Rua Engenheiro Leo Psanquevich, em Cotia, três pessoas precisaram de atendimento médico. O outro incidente aconteceu às 20h50 na Rua Xico Santeiro, no Jardim São Luís, onde um telhado desabou. Segundo os bombeiros, não houve vítimas no local. 

Ao Terra, moradores relataram falta de luz em bairros da zona sul, como Santo Amaro, Saúde e Interlagos; da zona oeste, como Barra Funda e Vila Sônia; do Centro, como Bela Vista e Jardim Paulista; e da zona lesta, como Mooca e Vila Prudente. 

Em seu perfil no X (antigo Twitter), a Enel, concessionária de energia que abastece a capital, confirmou que o vendaval causou danos severos à rede de distribuição. A empresa lamentou os transtornos aos clientes

Em nota, a Enel Distribuição São Paulo informou ter restabelecido a energia para cerca de 500 mil clientes, após a chuva. 2,1 milhões de clientes tiveram o serviço afetado, sendo que, no momento, são cerca de 1,6 milhão de clientes impactados. A companhia acionou um plano de emergência e cerca de 800 equipes seguem em campo.

A companhia está disponibilizando cerca de 500 geradores para os casos mais críticos. Dois helicópteros estão percorrendo as linhas de alta tensão para identificar falhas em locais de difícil acesso.

No Aeroporto de Congonhas, operações de pousos e decolagens foram temporariamente suspensos, entre 19h53 e 20h12, segundo a Aena, empresa que administra o terminal. 

Rajadas de vento de mais de 100 km/h

Além da chuva intensa, fortes rajadas de vento atingiram a capital paulista. A ventania destelhou edifícios, como parte da cobertura do Shopping SP Market, na zona sul 

Foi na região sul de São Paulo onde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados ventos de 108 km/h. A medição aconteceu na estação meteorológica de Interlagos. 

Na zona norte, o Aeroporto Campo de Marte registrou uma rajada de 88 km/h às 19h44. Outra estação localizada na região, a do Mirante de Santana, operada pelo Inmet, registrou 75 km/h entre 19h e 20h.

Este sábado, 12, começou com chuva entre a madrugada e o amanhecer. No restante do dia, a quantidade de nuvens diminuirá e o sol volta a aparecer. A máxima chega aos 27°C à tarde, e a mínima deve ser de 17°C na capital. 

No domingo, 13, ventos que sopram do mar favorecem o aumento de umidade e a formação de nuvens. Com isso, o céu fica em boa parte do dia e a temperatura volta a cair, com a mínima chegando a 16°C e a máxima, a 23°C.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade