Conheça as novas Petro-Nações que aceleram o Aquecimento Global
Novos dados revelam que países ricos, particularmente os Estados Unidos e o Reino Unido, estão liderando uma expansão significativa na produção de petróleo e gás para 2024, potencialmente liberando quase 12 bilhões de toneladas de emissões. Este aumento ocorre apesar dos compromissos climáticos e eventos climáticos extremos em todo o mundo.
As emissões projetadas de campos de petróleo e gás atuais e futuros licenciados até o final de 2024 excederiam o total de emissões dos últimos quatro anos combinados. Empresas de combustíveis fósseis estão investindo mais em novos locais de petróleo e gás do que em qualquer momento desde o acordo climático de Paris em 2015.
Nações ricas como EUA, Reino Unido, Canadá, Noruega e Austrália são as novas "petro-nações", entrando para o time dos países tradicionalmente produtores de petróleo, como Arábia Saudia. Eles foram responsáveis por mais de dois terços das novas licenças de petróleo e gás emitidas globalmente desde 2020. Somente os EUA emitiram 1.453 novas licenças sob a administração do presidente Biden, representando metade do total global.
Veja o vídeo com o comentário de André Forastieri e como o Brasil se encaixa nesse cenário.
(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência de conteúdo e conexão Compasso, e mentor de profissionais e executivos. Saiba mais em andreforastieri.com.br.