Moradores denunciam fumaça com fortes odores na Zona Sul de São Paulo
Moradores de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, relataram fortes odores de fumaça liberada por fábrica. Em vídeos, é possível ver as chaminés expelindo o vapor em diversos momentos do dia. As instalações são da empresa francesa Isover Saint-Gobain. Moradores registraram reclamações na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), mas alegaram suposta negligência. O Ministério Público foi acionado.
Em nota, a Saint-Gobain afirma que as emissões são monitoradas constantemente e estão dentro dos parâmetros legais, não havendo indícios ou comprovações de processos industriais que estejam em desacordo com a legislação brasileira.
"Das emissões da fábrica, 99,997% são compostas por ar e vapor d’água, e os 0,003% restante são elementos químicos que, devido a sua baixíssima concentração, não são prejudiciais ao ambiente e à saúde das pessoas", afirmou a empresa, que reitera que a pluma não é tóxica.
*ERRATA: Ao contrário do informado anteriormente nesta matéria, a Saint-Gobain é francesa, não alemã. A informação já foi corrigida.