Abrolhos recebe mil baleias a cada ano

Cristina Bodas e Rogério Lorenzoni (fotos), direto de Abrolhos

A cada temporada (entre julho e novembro) a região de Abrolhos recebe mais de mil baleias jubarte que buscam as águas quentes para reprodução, principalmente. Por isso, o arquipélago é conhecido como berçário das jubartes. Elas vêm da Antártica, onde se alimentam durante os demais meses do ano.

Nos meses da temporada, pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte fazem a observação durante os cruzeiros de navegação e também a partir da Ilha de Santa Bárbara. Das embarcações, devido à proximidade das baleias, os pesquisadores podem fazer a fotoidentificação - fotos da cauda, que é diferente em cada baleia. "Com base nessas fotos, das cerca de mil jubartes catalogadas por nós, registramos cerca de 70 que retornaram à região em anos diferentes", conta a coordenadora executiva do projeto, Ana Cristina dos Santos Freitas.

"Do ponto fixo localizamos baleias todos os dias de manhã e, então, fazemos um acompanhamento para analisar seus comportamentos", conta a pesquisadora do projeto Cristiane Cavalcanti de Albuquerque. Segundo ela, um dos principais objetivos é verificar a interferência da presença de barcos na região de Abrolhos no comportamento das baleias.

Leia mais sobre o projeto

Copyright© 1996 - 2002 Terra Networks. Todos os direitos reservados. All rights reserved.