|
O que é o Internet@TV?
O recurso Internet@TV permite a visualização de informações (notícias e previsão do tempo) pela TV, atualizadas pelo Portal Terra. Também é possível ver vídeos do site YouTube. |
|
E o que é o Media 2.0?
O Media 2.0 é um conjunto das seguintes funções: DLNA Wireless (conecta a TV ao computador e à Internet por meio de uma rede sem fio), Internet@TV, Biblioteca de Conteúdos Flash (que inclui uma quantidade diversificada de conteúdos como galeria de imagens, jogos, culinária e programas de ginástica) e entrada USB 2.0, que permite a visualização de vídeos e imagens salvas em um dispositivo móvel deste modelo. |
|
A junção de Internet com TV é almejada há algum tempo pelos consumidores e fabricantes do setor. A Samsung conseguiu trazer ao mercado esta ferramenta de forma pioneira. Quanto a empresa investiu nesta tecnologia?
Por política corporativa, a Samsung não divulga investimentos realizados especificamente em cada unidade de negócios. Podemos afirmar, porém, que a empresa investe fortemente em novos recursos para oferecer o que há de mais moderno a seus consumidores em todo o mundo.
|
|
Com esta ferramenta, será possível navegar pela internet?
Não. É bom esclarecermos que a função Internet@TV não permite a navegação pela rede em "fullbrowser". Com apenas um click em seu controle remoto e sem a necessidade de PC ou teclado ou qualquer outro aparelho externo, o usuário recebe informações como notícias e previsão do tempo, atualizadas pelo Portal Terra, e claro acesso ao Youtube.
|
|
Quanto o consumidor terá de pagar pelo Internet@TV?
O consumidor não terá de pagar por este serviço, basta o consumidor ter conexão banda larga (mínimo de 1MB) e um roteador (Wi-fi ou não) em sua casa. Ele já vem embutido nas TVs que contam com o pacote Media 2.0 que, além do Internet@TV, traz ainda funções como: DLNA Wireless (conecta a TV ao computador e à Internet por meio de uma rede sem fio), Biblioteca de Conteúdos Flash (que inclui uma quantidade diversificada de conteúdos como galeria de imagens, jogos, culinária e programas de ginástica) e entrada USB 2.0, que permite a visualização de vídeos e imagens salvas em um dispositivo móvel deste modelo. |
|
Caso o consumidor tenha um email do Terra, é possível checar suas mensagens pela TV?
Não é possível checar emails com o Internet@TV, mesmo que o usuário tenha uma conta do Terra. |
|
Em quais TVs da marca está presente o Internet@TV?
Os modelos que dispõem do recurso Internet@TV são:
- LCD LN40B650, LN46B650, LN55B650;
- LED UN40B7000, UN55B7000, UN55B8000;
- PLASMA PL50B650, PL58B850. |
|
O recurso está resumido apenas à notícias e previsão do tempo?
Neste primeiro momento sim. Porém, ele não é restrito apenas a estes dois serviços. Nossa intenção é oferecer cada vez mais opções aos nossos consumidores. Estamos trabalhando para incluir widgets de músicas, mensagens instantâneas e redes sociais, entre outros. |
|
Caso haja algum novo recurso disponível, o usuário terá de comprar uma nova TV para utilizá-lo?
Não será necessária a aquisição de uma nova TV. A disponibilização de um novo serviço será automática para quem já possuir uma TV com o recurso Internet@TV. |
|
Como é feita a conexão com a Internet? É só conectar o cabo de Internet atrás da TV?
Sim, está é uma das maneiras de conectar a TV ao recurso. Outra opção é por meio do adaptador Samsung USB 2.0 Wireless, em que é possível conectar a TV à Internet por meio de uma rede sem fio. |
|
Qual a velocidade da conexão com a Internet?
O pré requisito para um serviço confiável é uma banda de 1MB e um roteador (Wi-fi ou não). Isso depende do serviço que o consumidor tem em sua casa. Como em qualquer outro tipo de dispositivo, a velocidade de envio dos dados depende do provedor de internet. Porém, podemos afirmar que as TVs estão equipadas com as principais ferramentas para uma ótima qualidade do serviço. |
|
Nos últimos anos, a Internet tem oferecido muitas opções de entretenimento por meio de vídeos e páginas interativas, como por exemplo, o que faz com que muitas pessoas passem mais tempo no computador do que em frente à TV. Com este recurso, a Samsung pretende fazer com que o consumidor não deixe de utilizar a TV e fique somente no computador?
Nossa intenção é sempre oferecer produtos com o maior valor agregado possível para facilitar o dia-a-dia dos nossos consumidores. Este é um diferencial da Samsung e priorizamos cada vez mais o lançamento de equipamentos com este apelo.
Estamos acompanhando as inovações tecnológicas do mundo atual e a convergência de produtos é um caminho sem volta para a indústria de eletroeletrônicos. Ao oferecer o recurso Internet@TV, queremos contribuir para que o usuário disponha de um produto com as funções mais avançadas e faça de sua TV uma central de entretenimento para toda a família. |
|
A navegação pelo recurso Internet@TV é difícil?
Não, absolutamente. Todo o processo, desde a conexão da rede até a utilização do serviço, é muito fácil e intuitivo. Com apenas um click em seu controle remoto, sem a necessidade de PC ou teclado ou qualquer outro aparelho externo, o usuário recebe informações como notícias e previsão do tempo atualizadas pelo Portal Terra, além de acesso ao Youtube. |
|
O que o Internet@TV tem a ver com a TV Digital? Com ele será possível a interatividade?
Não, uma coisa não tem a ver com a outra. O Internet@TV oferece as últimas notícias e previsão do tempo atualizadas pelo Portal Terra. A TV Digital é um serviço disponibilizado pelas emissoras de televisão, que projetam o sinal digital para as TVs com os receptores desta tecnologia instalados.
A interatividade é uma das ofertas da TV Digital, mas ela também depende do sinal enviado pelas emissoras. Vale destacar que a maioria das TVs lançadas pela Samsung em 2009 já traz o decodificador para TV Digital embutido, pois esta é uma das apostas da empresa para os próximos anos, juntamente com a resolução Full HD. |
|
A ascensão de serviços de IPTV no Brasil pode diminuir as vendas destes aparelhos de TV?
Não, absolutamente. O IPTV é uma tendência irreversível, mas não concorre diretamente com a venda de aparelhos de TV. O consumidor que busca uma TV quer imagem e som de qualidade, além de recursos que só um aparelho pode oferecer. Outro fator é que o consumidor brasileiro tem uma relação afetiva com o aparelho de TV, tornando-o muitas vezes o centro do entretenimento da sua casa. |
|
Segundo o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, no Natal deste ano já haverá alguns modelos de TV com interatividade e a Copa do Mundo de 2010 será um fator de mobilização para esta tecnologia. Este fator pode impulsionar a venda de aparelhos built-in?
Sim, a interatividade certamente pode influenciar no aumento das vendas de TVs built-in, pois são um dos recursos mais esperados pelos usuários. Com relação à Copa de 2010, este evento também pode ajudar no aumento da procura por TVs, pois o consumidor quer acompanhar a competição com a melhor qualidade possível. Vale lembrar que durante a Copa de 2006, houve um aumento nas vendas de TVs de alta definição.
|