Danielle Barg
Beber com os amigos, curtindo a vida sem se preocupar com os efeitos que a bebida traz para o corpo é o esporte preferido de muita gente. Mas o fato é que, caipirinha vai, cervejinha vem, e a conta do acúmulo de álcool na corrente sanguínea só aumenta.
Além dos riscos à saúde, o álcool pode trazer inúmeros prejuízos sociais – tanto para quem bebe, quanto para quem nada tem a ver com isso. Além disso, com o endurecimento da Lei Seca no Brasil, o rigor tende a aumentar quanto às punições.
Para se ter uma ideia de quanto tempo o álcool demora para o sair do corpo, o Terra contou com a colaboração da psiquiatra Carla Bicca, que é conselheira da Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas) e da nutricionista Livia Hasegawa, de São Paulo.
A seguir, você irá conhecer uma média de quanto tempo se leva para ficar sóbrio – ou seja, sem nada de álcool no sangue. Para este cálculo, foram utilizadas fórmulas e índices padrão fornecidos pela Abead. Na sequência, confira também todos os aspectos que influenciam nessa conta e as principais recomendações para continuar fazendo bons brindes, mas sempre de forma consciente.

foto