Cecília Paterno
Durante o inverno deixamos de lado a tradicional cervejinha e abrimos a porta da adega à procura de bebidas mais quentes como, por exemplo, o vinho. Junto com o prazer da degustação aparece também, no caso do vinho tinto, a preocupação com a estética dentária. Quem nunca reparou a pigmentação arroxeada deixada na boca e dentes dos consumidores de vinho tinto?
Para saber melhor sobre estes detalhes consultamos a cirurgiã dentista especialista em periodontia com atualização em implante e estética, Claudia Bustamante, que esclarece algumas dúvidas sobre a pigmentação dentária e como a simples higiene bucal pode amenizar este efeito. “A pigmentação da mucosa bucal, e até mesmo dos dentes, durante a ingestão de bebidas com coloração forte pode ser prevenida com uma boa higienização bucal. Com a mucosa e os dentes limpos a superfície bucal tende a ficar lisa evitando a fixação de detritos e corantes, diminuindo o efeito colorante”, disse.
Uma opção para manter a estética em dia e evitar manchas nos dentes, além da higienização diária, é o tratamento de clareamento dental que elimina a maioria das manchas deixando uma aparência limpa e saudável. Pessoas que já passaram pelo processo de clareamento dental merecem mais atenção. “Dentes já clareados tendem a aderir mais pigmentos, por isso a manutenção do tratamento é importante, seja em casa, com uso de creme branqueador em dias alternados, ou no consultório com sessões de clareamento a laser, além do uso do creme dental específico”.
Claudia Bustamante preparou algumas dicas de como escolher produtos para auxiliar na boa higiene bucal. Confira a galeria.