Já pensou de onde veio a clássica tela verde? Como foi feita? Quem pensou nisso? Como fizeram pela primeira vez? A gente mostra tudo aqui!
Foto: Wikipedia
Origem do CGI
O termo Computer Graphic Imagery foi criado por William Fetter e Verne Hudson, da Boing, na década de 1960. Usaram o termo para representar a área que gerava imagens computadorizadas.
As primeiras cenas 🎦
As primeiras imagens geradas por computador (CGIs) têm origem entre o final da década de 40 e o começo da década de 50.
Pioneiros do CGI 📺
Um dos pioneiros foi John Whitney Sr., que usou o primeiro sistema automático de cálculo de bateria anti-aérea, o Kerrison Predictor, como base. Com isso, ele fez a introdução de Vertigo (1958), de Hitchcock.
Modernização gradual
Em 1968, um grupo de matemáticos e físicos russos criou um modelo de um gato se movimentando pela tela. Para tal, foi necessário criar um computador, o BESM-4, capaz de gerar quadros de movimento.
Uso comercial do CGI no cinema
Em 1976 temos o primeiro uso comercial de técnicas de animação tridimensionais em Futureworld, sequência de Westworld, pioneiro no uso de imagens 2D.
Filmes que marcaram a história do CGI
A tecnologia foi notada por George Lucas, que concebeu a série de filmes “Star Wars” usando efeitos CGI de ponta para a época, começando em 1977.
CGI nos anos 90
Com a chegada da “Era da Internet” e a popularização dos computadores domésticos, os efeitos em CGI começaram a traçar um caminho rápido rumo à reprodução exata de elementos reais.
Toy Story (1995)
O clássico Toy Story, de 1995, foi o primeiro filme animado completamente por tecnologia computadorizada, alcançando sucesso de público e de crítica.
Foto: Wikipedia
Marco de Avatar (2010)
"Avatar" não apenas criou um universo tecnologicamente, mas aplicou ferramentas de CGI para capturar expressões faciais humanas e aplicá-las aos seres azuis.
Foto: New York Times
CGI hoje
Com a tecnologia aplicada ao cinema, as possibilidades de criação de personagens e universos para além da imaginação de cineastas e animadores se tornou (quase) realidade.
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