Choque "recorde"
O poraquê é capaz de dar uma descarga de até 860 volts, a maior voltagem já registrada em um animal. Até então, o recorde era de 650 volts. A descoberta foi publicada em um artigo na revista Nature Communications, em conjunto com diversos cientistas.
Foto: Wikimedia Commons
Choque tem utilidades
A espécie vive na América do Sul e pode chegar a 2,5 metros de comprimento. Há cerca de 250 tipos de peixes-elétricos, que produzem descargas fracas, usadas para navegação e comunicação.
Foto: Flipar
Caça e defesa
O poraquê é o único que produz descargas elétricas fortes, usadas para caça e defesa. Elas são produzidas por três órgãos elétricos no corpo do animal.
Foto: Wkimedia Commons
Quatro vezes uma tomada
Embora seja capaz de produzir um descarga de 860 volts, ou seja, quase quatro vezes a voltagem de uma tomada doméstica de 220 volts, ela não é letal para o ser humano devido à baixa amperagem. Mas, melhor não arriscar!
Foto: Flipar
Sai pra lá, humano
Em um trabalho de cinco anos, o pesquisador brasileiro Carlos David de Santana precisou entrar em igarapés na Amazônia para se aproximar da espécie. Mesmo usando luvas de borracha, alguns choques foram inevitáveis.
Foto: Wikimedia Commons
Antes de ir...
Quais são as picadas de insetos mais dolorosas? Confira no link abaixo:
Foto: Flipar
Siga Byte!
No Byte você confere tudo sobre ciência, inovação e tecnologia, acompanhe nossos canais!
Foto: Flipar