Psssarinho, que som é esse?
Ok, se você é muito jovem, não pegou essa referência. Mas, estamos aqui para falar com você, que ama a natureza e o som dos pássaros!
Foto: Flipar
Identificação
Algumas pessoas (principalmente as que vivem em regiões mais rurais), têm facilidade em identificar um pássaro apenas pelo seu canto. Mas, a tarefa não é fácil para todos.
Foto: Flipar
Tecnologia
Para isso, a tecnologia pode te dar uma forcinha! Há um aplicativo que utiliza inteligência artificial e redes neurais para treinar computadores na identificação de mais de 3 mil espécies mais comuns em todo o mundo.
Foto: Flipar
BirdNet
O aplicativo BirdNet permite que você grave um arquivo usando o microfone do seu celular. Em seguida, ele identifica as prováveis espécies de aves presentes na sua gravação.
Foto: Flipar
Como funciona?
O app usa milhares de amostras de sons de aves para treinar a rede. A tecnologia separa a gravação do usuário em pedaços de um segundo e faz uma predição para cada parte. Cada predição tem porcentagens de probabilidade para cada espécie.
Foto: Flipar
Natureza e tecnologia
O mais legal é que o projeto é desenvolvido por um time de biólogos, que visa democratizar o conhecimento com ferramentas inovadoras para estudiosos e amadores.
Foto: Reprodução/BirdNet
Informações
O app é gratuito e está disponível para download no sistema Android e iOS. O ideal é que você ative a sua localização, liberando o uso do GPS pelo app, para facilitar a identificação das aves pela localidade.
Foto: Flipar
Antes de ir
Veja espécies de pássaros que conseguem voar mais alto! Confira a lista abaixo:
Foto: BBC News Brasil
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Flipar