Lentamente
A Terra gira muito devagar para que sua rotação seja visível. Mas, com capturas de vídeo de agências espaciais, ou mesmo técnicas de fotografia, podemos ver isso.
Foto: pexels
Olhe para cima
A maneira mais fácil de observar a rotação do planeta Terra é observar o movimento aparente dos corpos celestes.
Foto: pixabay
Além do horizonte
Segundo Stephen Merkowitz, cientista da Nasa, esse movimento é mais perceptível quando o corpo está próximo ao horizonte. Nesse caso, você tem partes da Terra à vista como referência.
Foto: pexels
Pôr do Sol
A posição do Sol muda em relação a um ponto de referência fixo (o horizonte). Ao assistir o crepúsculo, sua localização na Terra está girando gradualmente para longe da estrela. É por isso que ela parece “afundar” no horizonte.
Foto: pexels
Lua e estrelas
Outra forma de ver esse efeito é observando a Lua e as estrelas à noite — desde que o horizonte seja um ponto de referência (porque não se move). Os objetos parecerão estar em movimento porque a Terra está girando.
Foto: pexels
“Congelando o tempo”
Se você é amante de fotografia, a imagem do tipo "star trail", feita com longa exposição, captura o movimento das estrelas no céu noturno devido à rotação da Terra. O tempo de exposição pode variar de alguns minutos até várias horas.
Foto: earthsky
Veja também:
Como será o último dia na Terra? A ação do homem pode trazer consequências irreparáveis ao nosso planeta.
Foto: Unsplash
Siga o Byte!
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Segue a gente!
Foto: pexels