Definição
Calor é por definição transferência de energia térmica entre corpos que possuem temperaturas distintas. Logo, ele não está diretamente relacionado com a temperatura, mas a diferença de temperatura entre corpos distintos gera o fluxo de energia térmica.
Foto: Reprodução/Getty Images
Equilíbrio térmico
Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor. Quando as temperaturas dos corpos se igualam, o equilíbrio térmico foi atingido. Logo, como não haverá diferença de temperatura, o calor deixará de fluir.
Foto: Getty Images
Diferentes tipos de calor
Existe o calor latente e o calor sensível. O sensível é aquele que é transferido entre os corpos quando há mudanças de temperatura. Já o latente ocorre quando há transferências de calor, sem que haja mudanças de temperatura.
Foto: fdr
Calor latente
Quando aquecemos a água, até a temperatura de 100 ºC, ela inicia o processo de evaporação. Enquanto toda a água não se tornar vapor, sua temperatura não muda. Este é um exemplo de calor latente.
Foto: Flipar
Calor sensível
O calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física relacionada com a variação da temperatura de um corpo. Portanto, um exemplo dele seria o aquecimento de uma barra de metal.
Foto: Flipar
Calor específico
Sem querer confundir mais a cabeça dos leitores, mas vamos acrescentar que há também o calor específico.
Foto: Flipar
Anota aí
O calor específico é uma constante que representa a quantidade de calor que uma substância precisa receber ou, ceder, para que uma unidade de massa altere o valor em 1°C.
Foto: Reprodução/Getty Images
Antes de ir
Novo buraco representa uma ameaça ao Sol? Vem entender essa história:
Foto: Personare
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Flipar