Composição
A urina é composta por água, sais minerais, resíduos metabólicos e pigmentos. Os pigmentos são responsáveis pela cor amarela da urina.
Foto: Freepik
Cor ideal
Ela pode mudar de cor, mas o ideal é que seja entre amarelo claro e dourado. Quando há alterações no corpo, ela pode ficar mais escura.
Foto: Freepik
Pigmentos
Os principais pigmentos da urina são: urobilinogênio, um produto da degradação da hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio no sangue. O urobilinogenoide, forma oxidada do urobilinogênio e o urato, um sal do ácido úrico, um produto do metabolismo das purinas.
Foto: Freepik
Concentração de urina
A urina pode ficar mais escura quando está mais concentrada, o que ocorre quando o corpo está desidratado ou quando há doenças associadas ao sistema urinário.
Foto: Freepik
Alimentos também influenciam
Alguns alimentos e bebidas, como cenoura, beterraba e espinafre, podem dar à urina uma cor mais avermelhada ou laranja. Isso ocorre porque essas comidas e bebidas contêm pigmentos que são excretados na urina.
Foto: freepik
Medicamentos
Alguns medicamentos, como os antibióticos, podem alterar a cor da urina. Isso ocorre porque esses remédios também podem causar a excreção de pigmentos.
Foto: Freepik
Veja também
E por falar em desidratação, você sabe por que algumas pessoas sentem mais calor do que as outras? Confira.
Foto: Flipar
Siga o Byte
Se você gosta de curiosidades científicas sobre o corpo humano, então siga o Byte e não perca nenhum conteúdo.
Foto: Freepik