Por que o sódio sobe a pressão arterial?
Em ultima instância, excesso de sal pode causar até derrames
Foto: Pixabay/Domínio Público
A parte boa do sódio
O sódio é um metal alcalino importante para o corpo humano. Algumas de suas funções são ajudar na transmissão de informações entre as células nervosas, ativar os movimentos musculares e regular a pressão arterial.
Foto: Unsplash
Sal e conservante
Além do bom e velho sal de cozinha, uma variante dele é o citrato de sódio, um aditivo alimentar muito usado como conservante em sucos de soja, energéticos, refrigerantes e bebidas lácteas.
Foto: Unsplash
Agora, a parte ruim
O fato de regular a pressão arterial também torna o sódio um tipo de cavalo de Troia da nossa saúde. Seu principal efeito negativo, se ingerido em excesso, é o aumento do volume do sangue no nosso corpo.
Foto: Freepik
O perigo da hipertensão
Quando não tratada, a pressão arterial elevada pode causar infarto e de Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou derrame. Por isso, controle bem a ingestão de alimentos salgados, principalmente os ultraprocessados.
Foto: Unsplash
Estudo comprova
Segundo um estudo publicado na revista científica European Heart Journal no ano passado, pôr muito sal na comida pode reduzir em dois anos a expectativa de vida da pessoa.
Foto: Freepik
Risco de morte 28% maior
Os cientistas do estudo de Oxford analisaram dados de 500 mil britânicos durante nove anos. Os que comeram mais sal tiveram um risco 28% maior de morte prematura.
Foto: Unsplash
Sal do saleiro é pior
No entanto, o estudo diz que essa redução na expectativa de vida não aborda o sal durante o processo de cozimento, e sim aquele que jogamos na comida pronta com o saleiro. Menos mal...
Foto: Freepik
Fica a dica
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos devem consumir menos de 5 g de sal por dia. Isso equivale a 2 g diárias de sódio, ou uma colher de chá de sal.
Foto: Unsplash
Siga Byte
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Acompanhe a gente!
Foto: Unsplash