Função dos metais
Geralmente eles são encontrados nas joias e nos eletrônicos. Também cumprem funções como proteção contra radiação e isolamento térmico. Alguns deles possuem propriedades reflexivas e muito mais.
Foto: Freepik
Os 10 metais mais caros
Dentre os mais valiosos, começamos a lista de forma decrescente: índio, escândio e prata são os 10º, 9º e 8º metais mais valiosos, respectivamente.
Foto: pvproduções via Freepik
Rênio, ósmio, irídio e rutênio
O rênio (7º) é considerado um dos metais mais raros dentre os encontrados na crosta terrestre; o ósmio (6º) é reconhecido como o mais pesado dos metais e o irídio (5º) é o mais resistente à corrosão. Já o rutênio (4º) é investido como catalisador e em ligas metálicas de alta resistência com platina ou paládio, em equipamentos eletrônicos.
Foto: Heinrich Pniok
Ouro
O terceiro mais caro é o ouro, encontrado em pepitas ou grãos. Ainda é considerado relativamente raro, e seu preço tem ligação direta com esse fator. É usado em moedas, joias, artes, catalisadores, pigmento e películas refletoras de radiação infravermelha.
Foto: lcd2020 via Freepik
Paládio
Segundo metal mais caro do mundo, o paládio é usado em conversores catalíticos, na produção das joias mais caras do mundo, em eletrônicos, no tratamento de águas subterrâneas, purificação de hidrogênio, na odontologia e medicina.
Foto: Wikimedia Commons
Ródio, o metal mais valioso do mundo!
O ródio não é tão popular quanto prata e ouro, mas é extremamente raro. É usado como um dos catalisadores em um conversor de catalisador de três vias em automóveis. Também é usado por suas propriedades reflexivas em espelhos, holofotes e joias.
Foto: Wikimedia Commons
Veja também
Você sabe como se formam as pedras preciosas? A gente explica!
Foto: Flipar
Siga Byte
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Acompanhe a gente!
Foto: Flipar