Sal-gema: conheça mineral que Braskem explora em Maceió
Vários bairros da capital alagoana sofreram um "afundamento" nos últimos anos
Foto: Agência Câmara de Notícias
Colapso
Em novembro de 2023, a Defesa Civil de Maceió emitiu um alerta de risco iminente de colapso de uma mina da Braskem no bairro Mutange. A área já está desocupada, mas a autoridade recomendou que os embarques e a população evitem transitar no local.
Foto: Perfil Brasil
O que é?
Sal-gema é um mineral formado principalmente por cloreto de sódio (NaCl) e é encontrado em depósitos de rochas. Sua formação ocorre por meio da evaporação da água do mar em áreas costeiras antigas.
Foto: reprodução
Como é extraído?
A extração de sal-gema é feita por meio de poços profundos, que são perfurados até a camada mineral. A sal-gema é então bombeada para a superfície, onde é tratada e purificada.
Foto: braskem
Para que serve?
A sal-gema é uma matéria-prima importante para a indústria química. Ela é utilizada na produção de cloro, soda cáustica e outros compostos químicos fundamentais para a fabricação de plásticos, produtos de limpeza, papel, tecidos, entre outros.
Foto: Fabrikasimf via Freepik
Impacto ambiental
A remoção de sal-gema pode ter impactos ambientais, especialmente se não forem adotadas práticas responsáveis de mineração. Isso inclui possíveis alterações na paisagem devido à mineração subterrânea, riscos de contaminação do solo e da água, e afundamento de ruas e estruturas, como em Maceió.
Foto: cdls
Veja também
Você sabe por que o sódio sobre a pressão arterial? Essa é uma curiosidade que o Byte respondeu.
Foto: Portal EdiCase
Siga o Byte
Se você gosta de curiosidades científicas sobre os minerais, siga o Byte e não perca nada.
Foto: Alto Astral