Explicaremos as etapas do funcionamento desta nova categoria automobilística que veio para ficar!
Foto: PEXELS
A vinda dos carros elétricos 🚗
Considerados o futuro no ramo automotivo, eles deixam de lado os poluentes motores à combustão e utilizam um sistema totalmente elétrico.
Principais componentes ⚙️
Mais leves e silenciosos, os carros elétricos são compostos, em seu interior, por três componentes principais: a bateria, o inversor e o motor de indução.
Funcionamento da bateria 🔋
Através da Porta de Carregamento, a bateria de íon-lítio recebe a carga que será armazenada para ser usada e fazer o carro funcionar.
Funcionamento do Inversor ⚡
O inversor, assim como um alternador, altera a corrente elétrica. Ele transforma a Corrente Contínua da bateria em Corrente Alternada para o motor.
Funcionamento do Motor Elétrico (de Indução)
Alimentado pela Corrente Alternada vinda do Inversor, o Motor Elétrico consegue funcionar e distribuir toda a carga de tração para as rodas do carro.
Sistema de Recuperação de Energia 🌀
Os veículos elétricos contam com esta tecnologia que é ativada a partir do sistema de frenagem das rodas do carro e serve para recarregar a bateria.
Tempo de recarga e duração 🔌
Com uma recarga completa — que pode levar de 30 minutos a algumas horas em eletropostos — os carros elétricos conseguem rodar cerca de 200 a 350 km.
Manutenção
Assim como o carregamento, a manutenção, a princípio, também poderá ser econômica por apresentar poucas peças, portanto, menos trocas e revisões.
Modelos e valores 🤑
Além de opções para locação, há muitos modelos à venda, como o Renault Kwid E-Tech (R$ 149.990,00) e o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ (R$ 1.350.900,00).
Carro elétrico é o futuro?
Tudo indica que sim, e há acordos em diversos países para tornar exclusiva a venda de carros elétricos já em 2035.
Siga o Terra Byte
Para mais conteúdo sobre tecnologia, siga-nos em nossa página e nas redes sociais.