Almodóvar faz 75 anos: novo filme do diretor espanhol ganha trailer no Brasil

Mais famoso e celebrado cineasta espanhol da atualidade, Pedro Almodóvar completa 75 anos no dia 25/9/2024.

Foto: Pedro J Pacheco/Wikimédia Commons

Na véspera da data, um trailer com legendas em português de “O Quarto ao Lado”, novo filme de Almodóvar, foi divulgado no Brasil.

Foto: Harald Krichel/Wikimédia Commons

O Primeiro longa-metragem em inglês do diretor espanhol foi o grande vencedor do Leão de Ouro, prêmio máximo do Festival de Veneza, de 2024.

Foto: Harald Krichel/Wikimédia Commons

O filme tem como protagonistas as vencedoras do Oscar Tilda Swinton (“Conduta de Risco”) e Julianne Moore (“Para Sempre Alice”).

Foto: Divulgação

A estreia da produção no Brasil está prevista para acontecer no Festival do Rio, entre os dias 3 e 13 de outubro. O filme entrará no circuito comercial em 24 de outubro.

Foto: Flickr Euronews

Pedro Almodóvar Caballero nasceu no dia 25/9/1949 em Calzada de Calatrava, pequeno município situado na província de Ciudad Real, região central da Espanha.

Foto: Flickr FICG GUADALAJARA

Diretor, roteirista e produtor, Almodóvar tem no currículo duas estatuetas do Oscar: “Tudo Sobre Minha Mãe” (Melhor Filme Estrangeiro em 2000) e “Fale Com Ela (Melhor Roteiro Original em 2002).

Foto: Instagram @penelopecruzoficial

Na primeira fase de sua carreira, Almodóvar tornou-se o nome mais conhecido da Movida Madrileña, movimento cultural ocorrido na Espanha entre os anos 70 e 80, após o fim da longa ditadura do general Francisco Franco.

Foto: Flickr FICG GUADALAJARA

O prestígio internacional do diretor reflete-se na multiplicidade de premiações nos mais importantes festivais do mundo: cinco prêmios Bafta, três em Cannes, um César e um no Festival de Veneza.

Foto: Pedro J Pacheco/Wikimédia Commons

Essa notoriedade para além das fronteiras espanholas começou a ser construída entre os anos 80 e 90, graças ao impacto de filmes como “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988 - foto) e “Carne Trêmula (1997).

Foto: Divulgação

Além das produções que o colocaram em evidência pela primeira vez e as vencedoras do Oscar, na filmografia de Almodóvar há outros filmes que conquistaram sucesso de crítica e público, como “Volver” (2006), “A Pele que Habito” (2011) e “Dor e Glória” (2019 - foto).

Foto: Divulgação

O cinema de Almodóvar tem linguagem e estética particulares, características que o tornam logo identificável pelo público. A intensidade e o melodrama, além das cores fortes e vibrantes, estão entre as marcas principais de seus filmes.

Foto: Divulgação

Outra característica distintiva da obra do diretor são as chamadas mulheres, ou musas, de Almodóvar. A expressão faz referência às atrizes com as quais o cineasta trabalhou em diversas produções.

Foto: Divulgação

Carmem Maura, Penélope Cruz, Marisa Paredes e Rossy de Palma estão entre as atrizes que aparecem em diversos longas de Almodóvar.

Foto: Georges Biard/Wikimédia Commons

Como boa parte da filmografia de Almodóvar tem mulheres como protagonistas, poucos foram os atores que tiveram presença constante em trabalhos do diretor. Uma das exceções é Antonio Banderas, que atuou em sete longas do cineasta.

Foto: Youtube Canal Film at Lincoln Center

Pedro Almodóvar construiu uma relação próxima, de identificação, com o Brasil, especialmente por meio da música. “A maior parte da música que escuto quando escrevo é brasileira”, declarou em entrevista de 2019.

Foto: gdcgraphics/Wikimédia Commons

O diretor espanhol é amigo do compositor Caetano Veloso e de sua mulher, a produtora Paula Lavigne. Almodóvar aparece em “Coração Vagabundo”, documentário dirigido por Fernando Grostein que traz bastidores da turnê “Foreign Sound”, disco em inglês gravado por Caetano.

Foto: Reprodução/Instagram

Caetano Veloso aparece cantando em cena do filme “Fale com Ela”. Já no curta “Estranha Forma de Vida”, o baiano está na trilha sonora com o fado homônimo de Amália Rodrigues.

Foto: 26° Prêmio da Música Brasileira / Divulgação

Almodóvar também admira a música de outro baiano, Gilberto Gil, companheiro de Caetano Veloso no Tropicalismo e em outros momentos. Os dois já se encontraram em bastidores de apresentações do brasileiro.

Foto: - Flickr Gilberto Gil Music

Antes de “O Quarto ao Lado”, o último longa-metragem lançado por Pedro Almodóvar havia sido “Mães Paralelas”, em 2021, com Penélope Cruz no papel principal.

Foto: Divulgação

Antes de lançar “Estranha Forma de Vida” (2022 - foto), estrelado por Pedro Pascal e Ethan Hawke, o espanhol já havia feito outra incursão recente em curta-metragem com “A Voz Humana”, com Tilda Swinton.

Foto: Divulgação

Almodóvar se aventurou algumas vezes no ofício de ator, aparecendo inclusive em alguns filmes seus, como “Maus Hábitos” (1993) e “Má Educação” (2003).

Foto: Youtube Canal Film at Lincoln Center

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Pedro J Pacheco/Wikimédia Commons