Carnaval do Rio de Janeiro: o samba-enredo de cada escola para 2023

Qual a história das músicas que irão animar a festa

Foto: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Mocidade Independente

A escola de Padre Miguel vai falar sobre os discípulos que continuaram a obra de Mestre Valentim e montaram o maior Centro de Artes figurativas das Américas. (01/13)

Foto: Eduardo Hollanda

Império Serrano

Com uma canção que forma um acróstico do nome do homenageado, Arlindo Cruz, a escola volta ao Grupo Especial, alegre e orgulhosa por falar de um dos maiores sambistas do País. (02/13)

Foto: Vinícius Lima / Império Serrano

Mangueira

O "Rio mais baiano"? Em 2023, a Estação Primeira vai abordar a influência da Bahia na formação cultural do Rio de Janeiro, inclusive, no nascimento do samba. (03/13)

Foto: Redes Sociais / Reprodução

Grande Rio

Com a nobre missão de falar de Zeca Pagodinho, a Escola de Caxias teve seu samba composto por ilustres nomes da música, como Diogo Nogueira e Arlindinho. (04/13)

Foto: Eduardo Hollanda

Portela

Para celebrar "cem anos da mais bela poesia", a azul e branco de Osvaldo Cruz cantará sua história de vitórias e de sambas memoráveis. (05/13)

Foto: Redes Sociais / Reprodução

Imperatriz Leopoldinense

Com direito a sanfona, zabumba e mandacaru, a escola contará o que seria a chegada de Lampião no céu e no inferno. Pode esperar toda a riqueza do Nordeste na Sapucaí. (06/13)

Foto: Nelson Malfacini

Paraíso do Tuiutí

Sem "medo de careta"! O enredo deste ano trata da chegada dos Búfalos ao Brasil, pela Ilha do Marajó, e como isso se transformou em manifestação cultural. (07/13)

Foto: Redes Sociais / Reprodução

Beija-flor

A escola de Nilópolis levará à Sapucaí o Bicentenário da Independência do Brasil. Como vem acontecendo nos seus últimos desfiles, a agremiação deve manter tom de crítica na comemoração. (08/13)

Foto: Redes Sociais / Reprodução

Vila Isabel

Na avenida, a escola vai tratar das manifestações de fé populares, e as festas religiosas que mobilizam a população do Brasil. O título do enredo é 'Nessa festa, eu levo fé'. (09/13)

Foto: Diego Mendes / Vila Isabel.

Viradouro

A agremiação de Niterói conta que vai levar o empoderamento feminino para a Sapucaí. No enredo sobre Rosa Maria Egipcíaca, a Viradouro homenageia a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil. (10/13)

Foto: Wagner Rodrigues / Viradouro

Unidos da Tijuca

Ao cantar sobre a Baía de Todos os Santos, área que teve primeira ocupação massiva desde a colonização, a Unidos da Tijuca promete levar muito axé para a avenida. (11/13)

Foto: Redes Sociais / Reprodução

Salgueiro

A escola celebra 70 anos refletindo sobre o que é certo e errado. No samba 'Delírios de um Paraíso Vermelho', canta: "No meu sonho de rei, quero tempo de paz. Guerra, fome e mazelas nunca mais". (12/13)

Foto: Redes Sociais / Reprodução

Acompanhe o Terra

Todos os dias, a equipe do Terra produz conteúdos para te informar do que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (13/13)

Foto: Redes Sociais / Reprodução