Hallyu: a onda de popularização da cultura coreana pelo mundo; veja os destaques!

Nos últimos anos, a Coreia do Sul se tornou um fenômeno cultural em escala global nos mais diversos campos, do audiovisual à música.

Foto: Youtube/Mnet K-POP

Denominada Hallyu (“tendência ou corrente coreana”, em livre tradução), a onda reflete a influência e popularização da cultura do país asiático.

Foto: Imagem de Big_Heart por Pixabay

Essa onda vai de séries, grupos de k-pop e outras criações sul-coreanas que se popularizaram em diversos países. Veja a seguir exemplos desse fenômeno!

Foto: reprodução instagram

BTS - Banda masculina criada em 2013 que conta com sete integrantes e se tornou muito comentada, conquistando fãs mundo afora.

Foto: Divulgação

O BTS integra o estilo originário da Coreia que ficou conhecido como K-pop, mesclando gêneros diversos como pop, hip-hop e música eletrônica.

Foto: divulgação

Blackpink - Fenômeno global do k-pop. É um grupo feminino formado por Jennie, Lisa, Rosé e Jisoo que tornou-se muito popular.

Foto: Divulgação

O Blackpink anunciou em fevereiro uma turnê mundial para 2025, que passará por grandes cidades como Londres, Paris e Nova York.

Foto: POP Amber/Wikimedia Commons

Outros grupos de k-pop ganharam fama mundial. Entre eles estão Twice (foto), Red Velvet, Exo e New Jeans.

Foto: reprodução instagram

Parasita - Maior fenômeno do cinema sul-coreno em nível internacional, o filme conquistou quatro estatuetas do Oscar em 2020: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional.

Foto: Divulgação

“Parasita” foi o primeiro filme não falado em inglês a vencer o Oscar de Melhor Filme. Seu diretor, Bong Joon-ho, acaba de lançar “Mickey 17”, longa estrelado por Robert Pattinson.

Foto: Reprodução do site institutodecinema.com.br/mais/conteudo/parasita-filme-sul-coreano-e-considerado-um-dos-melhores-do-ano-e-promete-para-oscar-2020

Em 2006, Bong Joon-ho já havia lançado um filme que deu a ele projeção internacional. Trata-se de “O Hospedeiro”, que mistura drama e ficção científica.

Foto: Reprodução/ O Hospedeiro

A Vilã - Filme de 2016 dirigido por Jung Byung-gil. Com ação e coreografias de tirar o fôlego, foi premiado com o Grand Bell Awards de Melhor Cinematografia.

Foto: Reprodução/ A Vilã

Round 6 - Lançada em setembro de 2021, a produção tornou-se um sucesso instantâneo da Netflix. Em diversos países, incluindo o Brasil, produtos relacionados à série se popularizaram.

Foto: Divulgação

Estreou em dezembro de 2024 a segunda temporada de “Round 6” e ela logo entrou na lista de três séries mais vistas da Netflix.

Foto: Reprodução/ Round 6

Adorável Corredora - Dorama (série de televisão asiática) mais vista em 2024 no Brasil. O k-drama enfoca um romance em 16 episódios.

Foto: Divulgação

“Uma Advogada Extraordinária” - Sucesso em 2022, o k-drama segue os passos de uma jovem diagnosticada com espectro autista que é contratada por um escritório de advocacia.

Foto: Divulgação

Outros k-dramas tiveram grande repercussão nos últimos anos. Entre eles estão “Beleza Verdadeira”, “Rainha das Lágrimas” e “Play Full Kiss”.

Foto: Divulgação

A onda coreana agora se estende também aos livros. Em 2024, Han Kang foi a primeira escritora do país a ser laureada com o Prêmio Nobel de Literatura.

Foto: John Sears/Wikimedia Commons

Aos 54 anos, Hang Kang tem como obra mais famosa ‘A Vegetariana”, publicado pela primeira vez em 2006. No ano seguinte, a autora conquistou o International Booker Prize, maior prêmio literário do Reino Unido.

Foto: wisdo. me/Wikimedia Commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Youtube/Mnet K-POP