Vencedor do Oscar por “Coringa”, em 2020, Joaquin Phoenix experimenta agora o sentimento oposto. O ator foi indicado ao “prêmio” de Pior Ator do Razzie Awards, cerimônia humorística conhecida no Brasil como Framboesa de Ouro. Curiosamente, a menção recebida pelo astro se dá pelo mesmo personagem que o consagrou cinco anos atrás.
Foto: Reprodução/Youtube
Joaquin Phoenix foi indicado ao Framboesa de Ouro por seu papel em “Coringa: Delírio a Dois” (2024), sequência do filme de 2019 também dirigido por Todd Phillips. A cantora Lady Gaga, que interpreta a Arlequina no longa-metragem, concorre no Razzie Awards na categoria Pior Atriz.
Foto: Reprodução
Os outros atores indicados para o “prêmio” de Pior Ator são Jack Black ('Querido Papai Noel'), Zachary Levi ('Harold e o Lápis Mágico'), Dennis Quaid ('Reagan') e Jerry Seinfeld ('A Batalha do Biscoito Pop-Tart').
Foto: Divulgação/Paramount Pictures
Recentemente, os fãs souberam que poderiam ter visto Joaquin Phoenix na pele do vilão Coringa 11 anos antes do que realmente aconteceu. Isso porque, em uma entrevista dada para o podcast de Rick Rubin, o ator revelou que o diretor Christopher Nolan o convidou para interpretar o personagem em "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008).
Foto: Instagram @joaquinlphoenix / Reprodução
"[...] Isso não aconteceu por algum motivo, eu não estava pronto na época [...] Não consigo imaginar o que seria se não tivéssemos a atuação de Heath Ledger naquele filme, certo?", disse Phoenix.
Foto: Reprodução
Conhecido por inúmeros papéis marcantes, Joaquin Phoenix tem 50 anos. Conheça mais sobre o ator e veja curiosidades a respeito de sua trajetória!
Foto: divulgação
Nascido Joaquin Rafael Bottom em 28 de outubro de 1974, Joaquin Phoenix — como é conhecido — é natural de San Juan, Porto Rico.
Foto: Mimi C. at English Wikipedia
Phoenix cresceu em uma família de artistas. Seu irmão, o ator River Phoenix (foto), com quem Joaquin tinha uma relação muito próxima, faleceu precocemente em 31/10/1993.
Foto: reprodução
Joaquin começou sua carreira como ator mirim, usando o nome Leaf Phoenix. Seus primeiros trabalhos foram na série de TV "Seven Brides for Seven Brothers", em 1982, e no filme para televisão "Six Pack" (1983).
Foto: reprodução
Com o passar do tempo, Phoenix adotou seu nome de batismo e passou a ser reconhecido por suas performances complexas e versáteis.
Foto: wikimedia commons Harald Krichel
Embora seu talento tenha chamado a atenção em papéis pequenos na TV e em filmes menores, foi com "Gladiador" (2000) que o ator ganhou reconhecimento global.
Foto: reprodução
Na trama, ele interpreta o cruel imperador Commodus, papel que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.
Foto: reprodução
Posteriormente, o ator emplacou trabalhos em filmes marcantes, como "Sinais" (2002), "A Vila" (2003), "Hotel Ruanda" (2004) e "Brigada 49" (2004).
Foto: reprodução
Em 2005, sua interpretação de Johnny Cash em "Johnny and June" envolveu uma preparação intensa, incluindo aulas de canto e guitarra, o que lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar.
Foto: Divulgação/Fox
Phoenix é conhecido por mergulhar profundamente em seus papéis e por preferir projetos desafiadores, muitas vezes trabalhando com diretores mais autorais.
Foto: reprodução
Em 2012, trabalhou com Paul Thomas Anderson em "O Mestre", pelo qual recebeu sua 3ª indicação ao Oscar, interpretando um veterano perturbado da Segunda Guerra Mundial.
Foto: divulgação
Em 2010, Phoenix produziu o documentário experimental "Eu Ainda Estou Aqui". O filme uma mostra fase fictícia em que ele alegava estar largando a atuação para se tornar rapper.
Foto: divulgação
Em 2013, o ator deu vida ao solitário Theodore, na ficção científica futurista "Ela". Na trama, ele se apaixona por uma inteligência artificial dublada pela Scarlett Johansson.
Foto: divulgação/Warner Bros.
Em 2019, Phoenix interpretou o icônico vilão Coringa no filme dirigido por Todd Phillips, uma atuação que se tornou um marco na sua carreira.
Foto: Divulgação
O filme foi um sucesso de crítica e bilheteria, levando Phoenix a ganhar seu primeiro Oscar de Melhor Ator, além de vários outros prêmios.
Foto: divulgação
Durante o discurso de aceitação do prêmio, ele fez uma reflexão sobre empatia e direitos dos animais, temas pelos quais ele se engaja ativamente.
Foto: reprodução/oscars
Vegano desde a infância, Phoenix é membro da "People for the Ethical Treatment of Animals" (PETA) e utiliza sua voz para defender causas como o veganismo e a conscientização sobre o sofrimento animal.
Foto: wikimedia commons/ Harald Krichel
O ator costuma incluir cláusulas em seus contratos exigindo que não sejam utilizadas peles de animais em seus filmes.
Foto: reprodução/youtube
"Os Donos da Noite" (2007), "Amantes" (2008), "O Homem Irracional" (2015), "Você Nunca Esteve Realmente Aqui" (2017) e "Sempre em Frente" (2021) são alguns dos outros longas importantes na carreira do ator.
Foto: divulgação
Antes de viver o Coringa novamente, Phoenix interpretou Napoleão no filme homônimo de 2023, dirigido por Ridley Scott, com quem já tinha trabalhado em "Gladiador".
Foto: reprodução
Lançado em 2024, "Coringa: Delírio a Dois" tem sido um fracasso de bilheteria e crítica. Por conta disso, a Warner já garantiu que o lançamento do filme na plataforma Max deve acontecer bem antes do previsto.
Foto: divulgação
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução/Youtube