Tá explicado: saiba origem do cacoete do Coringa de Heath Ledger

Foto: Reprodução / Batman: O Cavaleiro das Trevas

Um documentário sobre o ator Heath Ledger revelou que ele criou a mania de lamber os beiços para o personagem Coringa no filme "Batman, o Cavaleiro das Trevas" (2008) porque queria se livrar de um transtorno. Só que acabou funcionando com perfeição.

Foto: Reprodução / Batman: O Cavaleiro das Trevas

Explica-se: a prótese que Heath usava com cicatrizes soltava após um tempo se não fosse hidratada e isso obrigava a equipe a parar as gravações e esperar pelo reparo. Mas, sendo umedecida, ela ficava no lugar. As lambidas, então, foram um artifício.

Foto: Divulgação

O diretor Christoper Nolan acabou absorvendo a ideia de Ledger e manteve o cacoete como característica do personagem - o que acabou funcionando, pois criou uma marca.

Foto: HellaCinema/Wikimedia Commons

A atuação de Ledger como Coringa foi tão impactante que ele é apontado como o melhor no papel na história da franquia do Homem-Morcego, embora nomes de peso, como Jack Nicholson ou Michael Keaton, também tenham assumido o personagem em outros filmes.

Foto: Reprodução

O ator foi premiado com um Oscar pela atuação, mas quem recebeu a estatueta foi sua irmã, já que ele morreu precocemente antes da cerimônia. Ledger tinha 28 anos e faleceu em 22 de janeiro de 2008 pela ingestão de uma overdose de medicamentos.

Foto: Divulgação Oscar

Os vilôes são tão importantes nas histórias em quadrinhos e no cinema quanto os heróis. E muitos deles têm um público cativo. Veja alguns vilões muito marcantes.

Foto: montagem / reprodução / divulgação

Antes, em 1989, o maior vilão das histórias do Homem- Morcego foi vivido pelo ator Jack Nicholson, no filme "Batman".

Foto: divulgação

Joaquim Phoenix também encarnou uma versão ainda mais densa do vilão em "Coringa" (2019), e também venceu o Oscar de Melhor ator pelo papel.

Foto: divulgação

Dr Destino - Recentemente a internet foi à loucura com o anúncio de que Robert Downey Jr. - ex-Homem de Ferro - voltará ao Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) como o vilão Doutor Destino.

Foto: Instagram Robert Downey Jr

Em 2005, o vilão foi vivido pelo ator australiano Julian McMahon no filme "Quarteto Fantástico".

Foto: reprodução

Thanos: Mesmo sendo um dos vilões mais recentes dessa lista, Thanos deixou sua marca no Universo Cinematográfico da Marvel. Os momentos triunfais vieram em "Vingadores: Guerra Infinita" (2018) e "Vingadores: Ultimato" (2019).

Foto: Divulgação

Pinguim: Mais um vilão marcante do Batman para a conta. A primeira versão marcante do Pinguim veio em 1992, interpretada por Danny DeVito em "Batman: O Retorno".

Foto: reprodução

Mais recentemente, foi a vez de Colin Farrell — irreconhecível — interpretar uma versão mais realista do vilão em "Batman" (2022).

Foto: divulgação

Charada: Em "Batman: Eternamente" (1995), Jim Carrey deu vida à uma versão bem caricata do vilão nos cinemas. No entanto, o filme foi muito mal avaliado pela crítica e pelo público.

Foto: reprodução

Já a versão de 2022, interpretada por Paul Dano, trouxe mais realismo e profundidade para o personagem, que é um dos vilões mais clássicos do Homem-Morcego nos quadrinhos.

Foto: reprodução

Duas-Caras: Mais um vilão do Batman que teve duas versões nos cinemas: a primeira veio com Tomy Lee Jones ("MIB: Homens de Preto") em "Batman Eternamente".

Foto: reprodução

Já em "Batman: O Cavaleiro das Trevas", o ator Aaron Eckhart ("Obrigado Por Fumar") interpretou um Duas-Caras cheio de camadas interessantes.

Foto: Divulgação

Espantalho: Em 2005, outro vilão icônico das HQs do Batman ganhou as telas do cinema em "Batman Begins": o Espantalho, vivido por Cillian Murphy ("Oppenheimer").

Foto: Reprodução

Aliás, nesse mesmo filme, o ator Liam Neeson dá vida ao enigmático líder da Liga das Sombras, Ra's al Ghul.

Foto: reprodução

Duende Verde: Nem só de vilões do Batman se faz uma lista de vilões dos filmes baseados em quadrinhos. A primeira aparição do Duende Verde, interpretada por Willem Defoe em "Homem-Aranha" (2002), sem dúvidas foi uma das mais marcantes.

Foto: reprodução

Dr. Octopus: Na mesma medida, o segundo filme do teioso, lançado em 2004, trouxe um Dr. Octopus incrível interpretado por Alfred Molina.

Foto: reprodução

Lex Luthor: O maior vilão do Superman também teve várias versões que merecem ser relembradas. A primeira foi vivida por Gene Hackman, em "Superman" (1978), "Superman" II (1980), "Superman IV" (1987).

Foto: divulgação/warner bros.

Em "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" (2016), Jesse Eisenberg apresentou uma versão moderna e excêntrica do vilão.

Foto: divulgação

General Zod: Outro dos grandes arqui-inimigos do Superman, o General Zod, foi introduzido pelas primeiras vezes em "Superman" (1978), "Superman II" (1980), pelo ator Terence Stamp.

Foto: divulgação/warner bros.

Já em "O Homem de Aço" (2013), dirigido por Zack Snyder, Michael Shannon foi quem encarnou o poderoso vilão.

Foto: reprodução

Bane: Famoso por ter conseguido "quebrar" o Batman nas HQs, o vilão Bane teve sua estreia nas telonas em "Batman e Robin", de 1997, com o ator Jeep Swenson. O filme foi tão mal nas avaliações que pouca gente se lembra dessa versão...

Foto: reprodução

Já em "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (2012), o ator britânico Tom Hardy viveu uma versão bem mais "pé no chão" do temido vilão.

Foto: divulgação

Aliás, Tom Hardy já deu vida a outro vilão bem famoso dos quadrinhos — nesse caso da Marvel: Venom, tradicional inimigo do Homem-Aranha. Porém, tanto no filme de 2018 quanto na continuação de 2021, o personagem ganhou uma versão mais "amigável" do que nas HQs.

Foto: divulgação/sony pictures

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução / Batman: O Cavaleiro das Trevas