Verifique a reputação do site
Pesquise a empresa antes de finalizar a compra e sempre cheque se o domínio do site corresponde ao oficial da empresa.
Foto: Getty Images
Cuidado com URLs falsas
Fique atento a sites que copiam visualmente os legítimos, mas que fazem pequenas alterações no endereço de URL. Esses detalhes podem indicar fraudes.
Foto: Getty Images
Verifique as redes sociais da empresa
Consumidores insatisfeitos geralmente fazem denúncias por meio das redes sociais.
Foto: Getty Images
Use cartão de crédito
O cartão de crédito oferece maior proteção contra fraudes e a possibilidade de contestação de cobranças em caso de problemas.
Foto: Freepik
Cuidado com as promoções exageradas
Nunca clique em links de ofertas com descontos exagerados ao receber mensagens por e-mail, SMS, redes sociais ou por WhatsApp. Se quiser conferir a promoção, busque o aplicativo ou site oficial da loja ou o produto na barra do navegador.
Foto: Awebic
Use cartão virtual nas compras on-line
É considerada a modalidade mais segura, já que os dados originais do cartão não podem ser localizados. Caso o pagamento seja realizado via Pix ou boleto, sempre confira se o nome e o valor que são destinados ao beneficiário correspondem ao que foi acordado na compra.
Foto: Awebic
Verifique o valor na maquininha
Nunca coloque a senha em aparelhos que estão “com defeito” ou que não permitem enxergar o valor da compra. Além disso, ao digitá-la, não permita que vejam a senha. Muitos golpes ocorrem no instante em que o cliente digita a senha. As dicas foram dadas por Marcelo Linhares, CEO da Onfly, e pelo Itaú Unibanco.
Foto: andreswd/GettyImages
Siga Terra Dinheiros
Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas rede
Foto: Getty Images