Conheça todas as mascotes das Copas do Mundo na história
A Copa do Mundo do Qatar terminou em dezembro e a mascote La'eeb fez sucesso. Entrou para a história como mais uma a representar um país em competição Internacional.
Foto: Reprodução TV Globo
Apesar de parecer um fantasma, a figura se trata de um Hijab, um turbante masculino, vestimenta tradicional da cultura árabe.
Foto: Reprodução
O nome é uma palavra árabe que significa “jogador super habilidoso”
Foto: divulgação FIFA
O portal JOGADA10 - parceiro do FLIPAR - fez um levantamento de todas as mascotes desde 1966, quando a competição passou a ter este tipo de personagem-símbolo. Essa lista fez sucesso na época da publicação e o FLIPAR traz de volta para quem não viu.
Foto: Divulgação
WILLIE (1966) - Símbolo da Grã-Bretanha, o leão foi a primeira mascote da Copa do Mundo. E deu sorte aos anfitriões, que, naquele ano, chegaram ao primeiro e único título da competição.
Foto: Divulgação
JUANITO MARAVILHA (1970) - Na primeira Copa do Mundo organizada pelo México, não poderia faltar o tradicionalíssimo sombreiro que caracteriza o país. E quem representou aquele Mundial muito bem foi o pequeno Juan.
Foto: Divulgação
TIP E TAP (1974) - A simpática dupla foi escolhida para representar a Alemanha, seleção anfitriã que seria campeã com o gênio Beckenbauer. Eles vestem o uniforme, um deles com as iniciais de Weltmeisterschaft (Copa do Mundo) e o outro, o ano da Copa (74).
Foto: Divulgação
GAUCHITO (1978) - Na Argentina, um menino foi escolhido para homenagear as tradições do campo e fazer uma menção ao Gauchito Gil, lendário personagem do folclore dos hermanos.
Foto: Divulgação
NARANJITO (1982) - A primeira fruta que virou mascote e uma das figuras mais queridas pelos amantes do futebol. O Naranjito (uma laranja) virou até desenho animado na Espanha, durante a década de 80
Foto: Divulgação
PIQUE (1986) - Mais uma Copa no México e, desta vez, uma referência à pimenta, ingrediente tão utilizado na gastronomia daquele país.
Foto: Divulgação
CIAO (1990) - Os italianos inovaram e apostaram em formas geométricas diferentes. Na animação, o corpo de Ciao desmontava e formava a palavra Itália.
Foto: Divulgação
STRIKER (1994) - O carismático cãozinho Striker foi escolhido para representar os Estados Unidos, que estavam redescobrindo os encantos do “soccer” naquele momento de grande efervescência esportiva.
Foto: Divulgação
FOOTIX (1998) - A França foi representada pelo galo, animal símbolo na terra de Napoleão Bonaparte. E o animado Footix deu sorte, afinal, os Bleus conquistariam o seu primeiro Mundial naquele ano
Foto: Divulgação
ATO, KAZ E NIK (2002) - “Spheriks” deram o tom na Copa dividida entre Japão e Coreia do Sul. Eram três criaturas alienígenas que chegavam de um planeta distante para aprender futebol
Foto: Divulgação
GOLEO VI e PILLE (2006) - Um leão e uma bola falante. A dupla deu o que falar na Copa do Mundo da Alemanha.
Foto: Divulgação
ZAKUMI (2010) - O popular leopardo amarelo tinha cabelos verdes. A combinação de cores representava a bandeira da África do Sul, país sede daquele Mundial.
Foto: Divulgação
FULECO (2014) - O tatu-bola-da-caatinga caiu nas graças do povo brasileiro e virou até meme. Sucesso total naquele ano! Seu nome é uma junção de futebol + ecologia.
Foto: Divulgação
ZABIVAKA (2018) - O lobo deixou a Sibéria para acompanhar os jogos da Copa. Seu nome, em russo, significa “aquele que marca o gol“
Foto: Divulgação
E a La'eeb acompanha os torcedores até o fim da Copa em 18 de dezembro.
Foto: Divulgação
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução TV Globo