Discord

O que é e como funciona o app para gamers que se tornou fonte de abusos

Foto: Reprodução/Discord

Criado em 2015, o Discord se tornou a plataforma favorita de jovens que passam horas conectados, principalmente jogando. Mas o aplicativo apareceu nas manchetes policiais nesta semana, após uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, relatando como criminosos têm utilizado o serviço para chantagear garotas, cometer abusos sexuais, agressões e mutilações. Saiba o que é o Discord e como se proteger na plataforma.

Foto: Reprodução/Discord

Para que serve o Discord?

O Discord é uma plataforma de comunicação gratuita, com foco no público gamer e disponível para computadores e dispositivos móveis. Ele permite que os usuários conversem entre si através de mensagens de texto, chamadas de voz ou de vídeo. O aplicativo também é usado por crianças e adolescentes para se comunicar com amigos e participar de comunidades.

Foto: Reprodução/Discord

Como funciona?

Após criar uma conta, é possível adicionar seus amigos e conversar como quiser, seja por mensagem de texto, áudio ou vídeo. Além disso, é possível conversar com mais de um amigo ao mesmo tempo, através de grupos.

Foto: Reprodução/Discord

O que são servidores?

O diferencial do Discord são os servidores, comunidades virtuais dentro do serviço. É possível criar servidores gratuitamente, determinando acesso público ou privado. Um servidor do Discord pode reunir até 250 usuários e é amplamente usado por empresas de games para criar comunidades de fãs sobre um determinado jogo.

Foto: Reprodução/Discord

Como criar uma conta

Através do celular, é preciso baixar o aplicativo "Discord" e registrar-se, em um processo bastante intuitivo. Já nos computadores, o processo é feito através do site oficial do Discord - também é possível baixar um aplicativo próprio para desktops. Com a conta criada, o usuário terá a opção de criar um servidor ou entrar em servidores já existentes.

Foto: Reprodução/Discord

Idade mínima

A plataforma tem uma restrição de idade e é preciso ter no mínimo 13 anos para utilizá-la. Ao se cadastrar, é preciso informar a data de nascimento. Segundo o Discord, conteúdos impróprios para menores são bloqueados para perfis de usuários entre 13 e 17 anos.

Foto: Reprodução/Discord

Chat de vídeo

O chat de vídeo do Discord é bastante popular entre o público gamer e influenciadores digitais, uma vez que suporta conferências com até 25 usuários em uma mesma chamada.

Foto: Reprodução/Discord

Quanto custa

A plataforma é gratuita, mas conta com planos pagos que oferecem complementos como aumento do tamanho máximo de arquivos que podem ser compartilhados no chat. O valor dos planos varia entre R$ 8,90 e R$ 24,90.

Foto: Reprodução

Como usar de forma segura

É importante deixar claro que a plataforma não está protegida de vírus, malwares e outras ameaças. Para usar de forma segura, evite clicar em links suspeitos, bloqueie o autor desse tipo de mensagem e denuncie para a plataforma. Isso também vale para qualquer atividade suspeita, como compartilhamento de conteúdos inadequados ou criminosos.

Foto: Reprodução/Discord

Evitar estranhos

É possível limitar as possibilidades de interação com usuários desconhecidos, o que ajuda a manter a segurança dos usuários, através das opções de Privacidade e Segurança. Além disso, é possível limitar as solicitações de amizade apenas para pessoas que sejam amigos de amigos ou membros de um mesmo servidor.

Foto: Reprodução/Discord

Discord quebra próprias regras e permite conteúdo violento, revela agência

Foto: Reprodução