6 costumes brasileiros que têm influência africana

Ela está presente na dança, música, comida e outros aspectos; confira

Foto: iStock

Capoeira

Combinando elementos de dança, luta e música, a capoeira é uma herança africana muito praticada pelos brasileiros. Ela tem origem com os africanos escravizados, que usavam a capoeira como forma de expressão cultural e autodefesa.

Foto: iStock/Igor Alecsander

Samba

Os ritmos, os instrumentos musicais e os movimentos da dança têm influências diretas das tradições musicais africanas. O samba nasceu no começo do século XX com grupos de afro-brasileiros que se reuniam no Rio de Janeiro.

Foto: iStock/gustavofrazao

Carnaval

Diversas festas populares no Brasil têm influência africana, como o Carnaval, com seus desfiles de escolas de samba que exaltam a cultura afro-brasileira.

Foto: iStock/Jacob Wackerhausen

Vestimentas

Algumas vestimentas têm origem na África, como o turbante, usado como símbolo de resistência e identidade pela comunidade negra.

Foto: iStock

Religião

A influência africana também está presente em várias religiões afro-brasileiras, como o Candomblé, a Umbanda e outras. Elas têm forte conexão com divindades ancestrais e a natureza.

Foto: iStock/Joa_Souza

Culinária

Alguns alimentos tipicamente africanos foram trazidos para o Brasil e fazem parte da alimentação cotidiana de diversas regiões, como o quiabo, o inhame, óleo de dendê, entre outros.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock