Assexual e arromântico: quais são as diferenças?

Termos se referem a relações íntimas e românticas; entenda

Foto: iStock / FG Trade

Assexual

Pessoas assexuais não sentem atração sexual por outras pessoas, de maneira parcial ou integral. Isso significa que elas não têm a necessidade de se envolver em atividades sexuais com outras pessoas.

Foto: iStock / OKrasyuk

Assexual

Ainda sim, pessoas assexuais podem se envolver romanticamente com outras pessoas. A assexualidade é uma orientação sexual e não está relacionada a problemas de saúde ou falta de libido.

Foto: iStock / OKrasyuk

Arromântico

Já os arromânticos são pessoas que não sentem atração romântica por outras pessoas. Ou seja, elas não sentem desejo em desenvolver relacionamentos românticos, mesmo que sintam atração sexual.

Foto: iStock / Pollyana Ventura

Arromântico

A arromanticidade está relacionada ao aspecto emocional das relações, e não tem relação com o desejo sexual. Ela também é uma orientação válida e respeitável.

Foto: iStock / FG Trade

Assexual e arromântico

Uma pessoa pode ser assexual e arromântica ao mesmo tempo. Desta maneira, ela não teria interesse em experimentar relacionamentos românticos ou sexuais com outra pessoa.

Foto: iStock

Travessia

Na ficção, temos um exemplo de pessoa assexual, o personagem Caíque (Thiago Fragoso) da novela “Travessia”, da Rede Globo. Apesar de estar apaixonado por outra personagem, ele não tinha interesse em sexo

Foto: Fabio Rocha/Globo

Heartstopper

E na realidade, temos a escritora Alice Osman, criadora do livro “Heartstopper”, adaptado em formato de série. Em entrevista à BBC Newsbeat, ela disse que é assexual e arromântica, e que o personagem Isaac da série é assexual, inspirado na vivência da escritora.

Foto: Reprodução: Instagram/aliceoseman

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock / Mixmike