1."Nem parece autista"
Infelizmente, é uma frase dita a muitos mães e pais com filhos autistas. Mas ela é equivocada. Autismo é um espectro e pode se manifestar de diferentes formas, não existe característica física ligada ao diagnóstico.
Foto: Porto Alegre 24 horas
2."Você é mais inteligente do que os outros?"
Crer que todos os autistas possuem capacidades extraordinárias, como habilidades para cálculos complexo e outros, cria uma pressão social desnecessária.
Foto: Michal Parzuchowski/Pixabay
3."Nossa, você está muito autista"
Erroneamente, usa-se essa frase para dizer que alguém está distraído ou isolado, porém isso fere as pessoas que têm o diagnóstico, utilizando dele para formar uma frase com conotação pejorativa. É preciso tirar imediatamente essa expressão do seu vocabulário.
Foto: CartaCapital
4. "Você é retardado?"
A palavra "retardado" ou a expressão "retardo mental" é uma forma extremamente pejorativa de se referir a pessoas com deficiências intelectuais, sendo uma ofensa pois tem um tom negativo. Portanto, não use mais essa expressão começando nesse momento.
Foto: Freepik
5."Você é tão esperto, nem parece que tem autismo"
Avaliar a capacidade cognitiva de uma pessoa por ela ser autista é indelicado e reforça preconceitos, principalmente porque o diagnóstico não se limita a esta questão.
Foto: Canaltech
Acompanhe o Terra Nós e leia mais histórias sobre pessoas com autismo!
DJ autista fala sobre diagnóstico aos 21 anos: “Foi um alívio conseguir entender e me adaptar".
Foto: Porto Alegre 24 horas