Como são os casamentos no Candomblé?

Confira 5 curiosidades sobre o tipo de cerimônia escolhido pela atriz Cleo Pires

Foto: Reprodução - instagram

Cleo Pires

A atriz se casou na última sexta-feira (12) com o empresário Leandro D’Lucca em cerimônia realizada em um centro de Candomblé. Nas redes sociais Cleo escreveu “Abençoados no axé com o amor da família e dos padrinhos”.

Foto: Reprodução - instagram

Casamentos no Candomblé

As religiões brasileiras de origem africana podem realizar cerimônias de batismo, de iniciação e de casamento, pois são religiões que possuem "autoridades" denominadas sacerdotes, babalorixás ou iyalorixás.

Foto: reprodução - alison luiz

Local

A celebração deve ocorrer em local de cultos dessas religiões (terreiros ou sessão de mesa de branca). A cerimônia pode ser secreta ou aberta ao público, tudo dependerá da escolha dos noivos.

Foto: reprodução - youtube

Certidão

Uma ata deve ser acordada no ato da celebração do casamento no terreiro ou na sessão de Umbanda e sua transcrição funciona como certidão.

Foto: Reprodução

Rituais

Nas cerimônias é costume realizar a leitura de textos sagrados africanos. Além disso, é comum que os noivos lavem as mãos e o rosto em água misturada com ervas e folhas.

Foto: reprodução - Studio B12 Produções ME

Costumes

No casamento no Candomblé, todos vestem branco e só os noivos usam sapatos. No lugar da marcha nupcial, entram as batidas do atabaque.

Foto: Reprodução

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução/Campo Grande News