Comemoração nacional
A partir desde ano, o Brasil passa a comemorar o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé em 21 de março. O Candomblé, juntamente com a Umbanda, são as mais famosas religiões de matrizes africanas no país.
Foto: iStock
Origem do Candomblé
O Candomblé é uma religião que surgiu no Brasil, mas que carrega forte influência dos componentes culturais africanos.
Foto: istock
Origem da Umbanda
Já a Umbanda é uma religião nova, com cerca de um século de existência. Ela é sincrética e absorveu posturas e conceitos cristãos, indígenas e africanos. Seus fundamentos foram revelados pelo médium Zélio Fernandino de Moraes, no ano de 1908.
Foto: reprodução - facebook
Principal Diferença
Na Umbanda, as consultas são feitas através dos espíritos de Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Exus, etc. No Candomblé, as consultas são feitas através do jogo de búzios.
Foto: reprodução - facebook
Divindades da Umbanda
A Umbanda prega que as divindades de Deus (os orixás) são seres divinos dotados de poderes superiores. Mas acredita também na existência de um Deus único e, mesmo que reverencie as divindades, não as dissocia do “Divino Criador”.
Foto: reprodução - facebook
Costumes da Umbanda
A religião acredita nos orixás como espíritos ancestrais, que se comunicam com a Terra por meio da incorporação de médiuns. A Umbanda busca manter a cultura do território brasileiro viva.
Foto: Reprodução - ufrgs
Crenças do Candomblé
A crença segue as leis da natureza e suas divindades são os orixás, vistos como ancestrais divinos que cuidam e equilibram nossas energias.
Foto: reprodução - facebook
Costumes do Candomblé
A religião respeita uma hierarquia mais forte nos templos e realiza algumas cerimônias específicas, como os preparos dos alimentos de santo.
Foto: istock
Crenças da Umbanda
A umbanda possui filosofia e práticas próprias que são observadas e trazidas à luz por intermédio dos espíritos guias, que possuem afinidade e conhecimento das manipulações de elementos da natureza.
Foto: reprodução - facebook
Rituais do Candomblé
Há incorporação somente de entidades, mas o orixá não fala, não dá consulta, só dá o axé (benção). Somente o pai e/ou a mãe de santo dão conselhos e consultas através dos búzios.
Foto: reprodução - revista senso
Resistência
Em tempos de intolerância religiosa, não há dúvida de que as religiões de matrizes africanas seguem resistindo.
Foto: Istock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: istock