Masculinidade frágil
Masculinidade frágil é definida como uma necessidade que homens têm de provar sua adequação ao padrão tradicional de masculinidade, se afastando de coisas consideradas "femininas" que possam ferir esse posicionamento.
Foto: iStock/andreswd
"Homem de verdade"
Isso ocorre devido à pressão social para se adequarem às normas de gênero rígidas que ditam como um "homem de verdade" deve se comportar, como ser forte, corajoso e emocionalmente reprimido, por exemplo.
Foto: iStock/Charday Penn
Insegurança
Em muitos casos, ela é baseada em inseguranças íntimas. Esses homens têm medo de que, se não seguirem rigorosamente essas normas, suas características masculinas sejam postas em dúvida ou contestadas.
Foto: iStock/Roman Ivakhnenko
Resultado
A masculinidade frágil pode resultar em comportamentos agressivos e aversão exacerbada a comportamentos considerados "femininos".
Foto: iStock/KatarzynaBialasiewicz
Objetificação das mulheres
Também pode levar à sexualização e objetificação das mulheres como uma forma de validação da própria masculinidade.
Foto: iStock/Jacob Wackerhausen
Exemplo
Um exemplo de masculinidade frágil é quando um homem menospreza outros homens por terem interesses considerados “femininos”, como gostar de arte. Assim, o seu desdém é uma forma de afirmar a sua masculinidade.
Foto: iStock/Nastasic
Exemplo
Outro exemplo é quando um homem demonstra hostilidade em relação a pessoas que não seguem estritamente as expectativas tradicionais de gênero, como um homem que gosta de pintar as unhas.
Foto: iStock/FG Trade
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/ljubaphoto