Indianismo x indigenismo: entenda os termos

Uma das maiores diferenças entre os dois conceitos é o ponto de vista

Foto: iStock

Indianismo

O indianismo foi uma das características do romantismo na literatura brasileira que buscava valorizar a cultura indígena, partindo do ponto de vista da pessoa branca.

Foto: iStock

Indianismo

O movimento faz referência à idealização do indígena, que era visto como “herói nacional” e, muitas vezes, retratado como um ser humano ingênuo e inferior.

Foto: iStock

Indianismo

O estereótipo de “bom selvagem" atribuído aos indígenas ajudou a reforçar o preconceito em relação a esses povos, que não podiam dar voz às suas próprias histórias e perspectivas.

Foto: iStock

Indigenismo

Já o indigenismo tem como objetivo o estudo e a valorização das culturas indígenas, buscando por uma maior inclusão social e a garantia de direitos dos povos indígenas, através de políticas ou alianças.

Foto: iStock

Indigenismo

Tendo o ponto de vista indígena como central, o indigenismo questiona o etnocentrismo das nações colonizadoras e a discriminação contra os povos indígenas, ao mesmo tempo em que tenta buscar reconhecimento para eles.

Foto: iStock

Indigenismo

Segundo o Instituto Socioambiental, o indigenismo começou em 1910 no Brasil, quando “foram criados mecanismos jurídicos e administrativos específicos, em âmbito federal, para conduzir as relações junto aos povos indígenas".

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock