O que é ponto de macumba?

Cânticos da umbanda invocam orixás e forças espirituais

Foto: iStock

Rituais

Também conhecidos como pontos cantados, os pontos de macumba são cânticos entoados durante rituais de umbanda para ajudar os praticantes a se conectarem com forças espirituais, principalmente orixás e falanges (espíritos como os malandros e os caboclos). Servem também para homenageá-los.

Foto: Wikimedia Commons

Harmonia e repetição

Os pontos de umbanda são cantados com cadência própria e harmônica. Isso ajuda a equilibrar a energia para a vinda dos guias e protetores espirituais. As letras são simples e repetitivas, em línguas africanas ou em um dialeto próprio das tradições religiosas afro-brasileiras.

Foto: Wikimedia Commons

Espiritualidade

Os pontos cantados são equivalentes às preces e representações musicais de outras religiões, como o canto dos mantras indianos, os cantos gregorianos da Igreja Católica e os hinos de louvor dos evangélicos e protestantes.

Foto: Wikimedia Commons

Novela

Em "Renascer", Inácia (Edvana Carvalho) incorporou uma entidade e cantou um ponto que alertava a José Inocêncio (Marco Palmeira) sobre o caráter de Eliana (Sophie Charlotte). Vale lembrar que quebra de demandas e abertura de caminhos são outras funções dos pontos.

Foto: Divulgação/TV Globo

Execução

Nos terreiros, os cânticos ritualísticos são acompanhados de atabaques, agogô e chocalhos, entre outros instrumentos.

Foto: iStock

MPB

No Brasil, desde o compositor e radialista carioca J.B. de Carvalho (1901-1979), conhecido como o precursor das músicas de umbanda no país, diversos artistas têm cantado e incorporado elementos dos pontos aos seus trabalhos. Alguns exemplos são Maria Bethânia, Alessandra Leão, Luedji Luna e Martinho da Vila.

Foto: Wikimedia Commons

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Wikimedia Commons