Quem é o ator indígena que estreia em "Renascer"

De Manaus, Adanilo interpreta Deocleciano jovem no remake da Globo

Foto: Fábio Rocha/Globo

Remake

O aguardado remake de “Renascer”, novela exibida em 1993 pela Globo, traz uma série de novidades no elenco. Entre eles está o ator indígena Adanilo Reis da Costa, de 33 anos.

Foto: Fábio Rocha/Globo

Manaus

O ator, roteirista e diretor cresceu na periferia de Manaus. É descendente de povos originários das regiões do Baixo Solimões e do Baixo Tapajós, entre os estados do Amazonas e Pará.

Foto: Reprodução/Instagram/_adanilo_

Em Cannes

Adanilo tem um longo currículo no audiovisual. Em 2023, esteve no Festival de Cannes, na França, no lançamento do filme “Eureka” – em que atuou como protagonista.

Foto: Divulgação

Nas telonas

Entre os filmes que Adanilo já atuou está o longa "Marighella", de Wagner Moura, além de "Noites Alienígenas", de Sérgio de Carvalho.

Foto: Reprodução/Instagram/_adanilo_

No streaming

O manauara integrou ainda o elenco das séries "Segunda Chamada", da Globo; "Dom", do Prime Video; "Cidade Invisível", série original Netflix, entre outras.

Foto: Reprodução/Netflix

Teatro

Adanilo chegou a cursar Rádio e TV, mas seu sonho era estudar teatro. Inclusive, já atuou nos palcos e dirigiu espetáculos em Manaus e Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução/Instagram/_adanilo_

Indígena

Quando morou no Rio de Janeiro, aos 25 anos, é que Adanilo começou a se perceber indígena. Até então, ele nunca tinha pensado sobre suas origens e ancestralidade.

Foto: Reprodução/Instagram/_adanilo_

Família

“A periferia de Manaus é composta em sua maioria por pessoas pretas e indígenas. Fui conversar com minha família e aí fomos entendendo, revivendo e relembrando a nossa trajetória”, disse ao Terra.

Foto: Reprodução/Netflix

Em “Renascer”

Agora, em sua estreia na TV, Adanilo interpreta Deocleciano jovem, fiel escudeiro de José Inocêncio (Humberto Carrão e Marcos Palmeira). Na segunda fase do remake, Deocleciano será interpretado por Jackson Antunes.

Foto: Fábio Rocha/Globo

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Larissa Martins/Divulgação