Quem foi Baltasar, rei mago negro que a História tentou embranquecer

Monarca já foi representado com a pele clara

Foto: iStock

Reis magos

Segundo o Evangelho de Mateus, três reis teriam visitado Jesus logo após seu nascimento e lhe dado presentes. Embora seus nomes não sejam citados na Bíblia, Belchior, Gaspar e Baltasar são personagens bem conhecidos nos presépios e celebrados em 6 de janeiro, o Dia de Reis.

Foto: iStock

Origens

Alguns relatos dizem que os reis vieram do Oriente; outros, da Europa (Belchior), da Ásia (Gaspar) e da África (Baltasar). No século XVIII, um monge inglês descreveu Baltasar como sendo de "compleição negra, com uma barba pesada". Ele levou mirra, uma resina extraída de um arbusto espinhoso que simbolizava morte e prenunciava o calvário de Jesus.

Foto: Wikimedia Commons

Representação

Até o ano de 1480, aproximadamente, os reis magos eram representados como três homens brancos. A suposta naturalidade moura de Baltasar foi embranquecida.

Foto: Wikimedia Commons

Século XV

Com o início do tráfico de pessoas escravizadas na Europa em alta, segundo historiadores, no século XV Baltasar passou a ser retratado como um homem negro, muitas vezes de turbante, pelos artistas.

Foto: iStock

"Positividade"

A ideia de colocar Baltasar como negro servia para reduzir o impacto negativo da escravidão e ajudava na prática de converter pessoas escravizadas, vindas principalmente da África, ao cristianismo.

Foto: iStock

Hoje

Em ilustrações, presépios e mensagens de Natal é possível ver Baltasar como um rei mago negro na maioria das vezes, geralmente usando um turbante. Ele virou um símbolo de representatividade. Porém, ainda existem representações equivocadas como homem branco.

Foto: iStock

Espanha

No país ibérico, o "Dia de Reyes" é uma data festiva com desfiles e celebrações. Pessoas (geralmente políticos) interpretam os reis magos. Durante muito tempo Baltasar foi alvo de blackface, que é a prática de alguém branco se pintar de preto para simular uma etnia.

Foto: Wikimedia Commons

Novos tempos

Com as discussões em torno de atitudes racistas aquecidas, em algumas localidades espanholas Baltasar passou a ser encenado por pessoas negras - embora o blackface ainda aconteça.

Foto: Wikimedia Commons

Relíquias

Baltasar e os outros magos estão enterrados na Catedral de Colônia após suas relíquias terem sido transladas de Constantinopla em 344 d.C. para Milão, na Itália, e posteriormente para a Alemanha em 1164.

Foto: Wikimedia Commons

Terra NÓS


Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock