Arquivo X é uma das séries de ficção científica mais famosas da televisão norte-americana, criada por Chris Carter. No Brasil, a obra chamou a atenção nos anos 90 e conquistou uma legião de fãs. Em 10 de setembro, a série, que se tornou cult, completou 31 anos desde sua primeira exibição.
Foto: Divulgação
Desse modo, o portal "Poltrona Nerd", que comenta e faz análises de filmes e séries, listou alguns dos episódios mais marcantes. Afinal, a obra está no Amazon Prime Vídeo, serviço de streaming.
Foto: Divulgação
Entre eles, está justamente o primeiro episódio (Piloto). Nele, a série apresenta alguns de seus personagens mais marcantes, como Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson), assim como temas de muito mistério, que instigam o público
Foto: Divulgação
Ainda na primeira temporada, o portal cita o episódio 13 (Beyond the Sea). Ele marca uma virada importante na vida da personagem Scully, que também afeta Mulder.
Foto: Divulgação
Já o 2º episódio, da temporada 2, introduz um dos monstros mais memoráveis de Arquivo X, o Flukeman. Intitulado de "The Host", o capítulo obteve uma classificação de 9,8 na Nielsen Household, sendo assistido por 9,3 milhões de lares em sua transmissão inicial.
Foto: Divulgação
O episódio 13 (Irresistible), ainda da segunda temporada, é um dos mais assustadores da série. Nele, Mulder e Scully investigam um fetichista Donnie Pfaster (Nick Chinlund) que sequestra e mata mulheres.
Foto: Divulgação
No segundo episódio (Paper Clip), da 3ª temporada, o Arquivo X, além de conectar conspirações alienígenas, passou a trazer o mundo real após a Segunda Guerra Mundial.
Foto: Divulgação
O episódio 20 (Jose Chung’s From Outer Space), por sua vez, conta a história de uma abdução alienígena de várias perspectivas, todas costuradas pelo autor Jose Chung (Charles Nelson Reilly).
Foto: Divulgação
Na quarta temporada, o episódio 13 (Never Again) explora um lado mais sombrio de Scully, quando ela faz uma viagem para a Filadélfia, depois de ficar desiludida com sua vida. Isso evidencia o lado humano da querida personagem.
Foto: Divulgação
Bryan Cranston estrela o segundo episódio (Drive), da 6ª temporada, como um fanático rabugento que deve continuamente dirigir seu carro pelo oeste ou morrer.
Foto: Reprodução/Amazon Prime Vídeo
Em "X-Cops", 12ª episódio da sétima temporada, as cenas foram filmadas como se fosse um episódio regular de Cops, com créditos de abertura do reality show, e foi contada em tempo real.
Foto: Divulgação
Criada por Chris Carter, Arquivo X foi exibida originalmente entre 10 de setembro de 1993 e 19 de maio de 2002, no canal norte-americano Fox. Além de um revival de duas temporadas adicionais, exibidas entre 24 de janeiro de 2016 e 21 de março de 2018.
Foto: Divulgação
Além da série de TV, dois filmes também integram sua franquia. Arquivo X, lançado em 1998, que ajuda a explorar a história maior narrada pela série, e "Arquivo X ‑ Eu Quero Acreditar", lançado em 2008, que serve apenas como um evento episódico.
Foto: Divulgação
Na série, os agentes especiais do FBI, Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), investigam os Arquivos-x: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais.
Foto: Divulgação
Mulder acredita na existência de extraterrestres e em paranormalidade, enquanto Scully, uma médica cética, é designada para fazer análises científicas das descobertas e propor alternativas racionais ao seu trabalho.
Foto: Divulgação
Além dos episódios que ajudam a explorar esta história maior contada pela série, há também histórias curtas, que lidam com o paranormal, contadas em apenas um episódio. A produção soma 11 temporadas e 218 episódios.
Foto: Divulgação
Arquivo X foi inspirada por séries de TV anteriores que também tiveram elementos de suspense e ficção científica, como "Além da imaginação (1959), "Galeria do terror" (1969), "Contos da Escuridão" (1990), "Twin Peaks" (1990), e especialmente "Pânico e morte na cidade" (1972).
Foto: Arquivo X - Divulgação
As primeiras sete temporadas tiveram Duchovny e Anderson em igualdade como protagonistas. Nas oitava e nona temporadas, Anderson continuou, enquanto Duchovny aparecia esporadicamente.
Foto: Arquivo X - Divulgação
As primeiras cinco temporadas foram filmadas em Vancouver e a partir da sexta temporada a produção se deu em Los Angeles. Em relação ao segundo filme e ao revival da série, a produção voltou a Vancouver.
Foto: Arquivo X - Divulgação
Arquivo X foi um sucesso para a emissora norte-americana Fox e recebeu críticas amplamente positivas. Inicialmente considerada uma série com uma legião específica de fãs, tornou-se parte da cultura popular que indagou temas como descrença a governos, teorias da conspiração e espiritualidade.
Foto: Arquivo X - Divulgação
Tanto a série em si quanto seus atores principais receberam múltiplas nomeações e prêmios e, à época de sua conclusão, foi a série mais longa de ficção científica da história da TV norte-americana. Perdeu este posto posteriormente para Stargate SG-1.
Foto: Arquivo X - Divulgação
Arquivo X foi celebrado pela crítica e público e também tornou-se um fenômeno internacional. O tom conspiratório com mistura de paranoia e terror encantou muitos telespectadores. No Brasil, foi exibida pela Rede Record, na televisão aberta, e pela Fox Brasil, entre os canais de TV a cabo.
Foto: Arquivo X - Divulgação
David William Duchovny nasceu em Nova York, em 7 de agosto de 1960. Ele é triatleta e participa ativamente de triatlos de beneficência em Los Angeles e tem dois filhos: Madelaine West e Kyd Miller.
Foto: Divulgação
Gillian Leigh Anderson nasceu em Chicago, no dia 9 de agosto de 1968, sendo eleita, em 1997, pela revista People como uma das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo". A atriz tem três filhos: Oscar, Felix Griffiths e Clyde Klotz e mora em Londres, atualmente.
Foto: Divulgação
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação