Após 'explosão' de coxinha num bar, outro caso vem à tona: meses tratando a queimadura
Foto: Reprodução arquivo pessoal
Um morador de Ponta Grossa, no Paraná, chamado Nataniel Freitas, revelou que foi vítima de uma 'explosão' de coxinha de galinha quando preparava o quitute em casa. Ele foi atingido pelo óleo quente ao tirar a coxinha da frigideira. Nataniel levou meses em tratamento contra as queimaduras e por sorte não ficou cego. Ele conseguiu ficar sem cicatrizes.
Foto: Reprodução arquivo pessoal
Nataniel decidiu revelar esse caso depois que viu no noticiário o vídeo da 'explosão' de uma coxinha no rosto de um cliente num bar em Curitiba no dia 13/12. Câmeras de segurança mostraram o momento em que o recheio sai voando quando ele morde o salgado.
Foto: Reprodução de vídeo redes sociais
O incidente causou lesões superficiais no rosto do homem que precisou de atendimento médico. O caso também foi registrado na delegacia. O dono do bar disse que nunca tinha visto algo assim: " Parecia uma bomba".
Foto: Reprodução de vídeo redes sociais
O dono do bar aproveitou a repercussão para fazer publicidade em cima do tema. Já que o cliente não ficou ferido e, segundo ele, tratou o assunto até com bom humor, o comerciante Christian Amaral criou um slogan para seu negócio: 'Uma explosão de sabor'.
Foto: Divulgação
E coxinha é um dos salgados mais apreciados. Inclusive, um ranking da plataforma Taste Atlas, que avalia alimentos por todo o planeta, mencionou recentemente o quitute brasileiro entre os melhores do mundo.
Foto: Reprodução do portal
Veja o ranking divulgado pela plataforma. A bandeira do Brasil aparece em 30º lugar. O país é representado pela popular coxinha.
Foto: Reprodução do ranking
O salgado que tem origem em São Paulo se espalhou pelo país e, embora não seja considerado saudável pelos nutricionistas, é um dos campeões da preferência popular.
Foto: Freepik/betochagas
Geralmente, a coxinha é frita. Mas também pode ser feita assada, para, pelo menos, evitar o óleo.
Foto: Reprodução YouTube Bistrô dos Salgados
Por isso, as calorias variam, conforme a maneira do preparo e o recheio. Uma coxinha tradicional de galinha, frita, tem 274 calorias e 12g de gordura a cada 100g. Mas, de vez em quando, vale sair da linha pra saborear o quitute.
Foto: Youtube/Hoje Tem
Feita com massa de farinha de trigo e caldo de galinha, leva diversos tipos de recheio: galinha (o mais comum), carne, linguiça, queijo, vegetais.
Foto: Riberto Frederico wikimedia commons
Veja agora os 20 primeiros colocados no ranking das Melhores Comidas de Rua.
Foto: Stefan Karpinski wikimedia commons
1º lugar - Guotie (China) - Bolinho de massa frita, similar ao guioza japonês e uma variação do jiaozi, bolinho salgado popular na China. Na receita do recheio do guotie entram carne de porco desfiada, cebolinha, repolho chinês, gengibre, óleo de gergelim e vinho de arroz.
Foto: Facebook A Bite of China
2º lugar - Roti Canai (Malásia) - Pão achatado servido com curry que tem variações doces e salgadas e pode levar carne, ovos ou queijo.
Foto: Flickr secretlondon123
3º lugar - Espetos (Espanha) - O costume de colocar carne em espetos conquistou o gosto do consumidor. Pode ser frango, porco, boi, etc
Foto: Daniel Sancho - Wikimédia Commons
4º lugar - Tacos (México) - Massa fina feita de milho ou trigo, coberta por variedade de vegetais ou carnes, com tempero apimentado.
Foto: Imagem de aldaptation por Pixabay
5º lugar - Carnitas (México) - Carne de porco refogada, servida com especiarias ou ervas, guacamole e feijão frito.
Foto: Flickr jumbledpile
6º lugar - Karaage (Japão) - Pedaços de carne ou peixe, revestidos de farinha, amido de batata ou de milho, e fritos em óleo.
Foto: Ocdp - Wikimédia Commons
7º lugar - Bánh mi (Vietnã) - Sanduíche feito com baguete e recheado com ingredientes diversos. O mais popular leva salsicha de porco, folha de coentro, pepino e cenouras e daikon em conserva combinados com patê, jalapeño (pimenta) e maionese.
Foto: FlickreviewR - Wikimédia Commons
8º lugar - Pierogi (Polônia) - Pastel cuja massa é cozida e depois assada ou frita, normalmente na manteiga com cebolas. Recheado com batata, chucrute, carne moída, queijo ou frutas.
Foto: Flickr Margaret Bourne
9º lugar - Esquites (México) - Grãos de milho branco que foram fervidos e amolecidos em água, que normalmente contém sal e epazote. Às vezes, o milho também é refogado na manteiga e na cebola depois de cozido.
Foto: Katiebordner - Wikimédia Commons
10º lugar - Cochinita pibil (México) - Carne de porco marinada com achiote, laranja amarga e vários condimentos, cozinhada no forno, dentro de folhas de banana-da-terra.
Foto: Flickr Noonch
11º lugar - Panzerotti (Itália) - Massa salgada, com recheios variados. Os mais comuns são tomate e queijo, espinafre, cogumelos e presunto.
Foto: joanbanjo - Wikimádia Commons
12º lugar - Shengian Mantou (China) - Baozi (pão cozido no vapor), pequeno e frito, recheado com carne de porco e gelatina que derrete formando uma sopa quando cozido.
Foto: Flickr Robyn Lee
13º lugar - Bubur ayam (Indonésia) -Mingau de arroz com carne de frango desfiada servido com alguns condimentos, como cebolinha picada, chalota frita crocante, aipo, tongcay, soja frita, crullers e molho de soja salgado e doce, e às vezes coberto com caldo de galinha amarelo e kerupuk.
Foto: Gunkarta - Wikimédia Commons
14º lugar - Tempeh mendoan (Indonésia) - Fatias de produto fermentado de soja são mergulhadas em massa com coentro moído, cebolinha fatiada e alho, antes de serem fritas. A fritura é rápida para ficar crocante.
Foto: Irhanz - Wikimédia Commons
15º lugar - Tacos gobernador (México) - Tortillas recheadas com camarões, queijo ralado, coentro, cebola e tomate. As tortilhas são então dobradas ao meio, pinceladas com manteiga e cozidas.
Foto: Flickr Masa Assassin
16º lugar - Beguni (Bangladesh) - Quitute feito de berinjela fatiada e mergulhada em massa de farinha antes de ser frita em óleo.
Foto: Biswarup Ganguly - Wikimédia Commons
17º lugar - Gyros (Grécia) - Carne assada servida num pão de pita. Como acompanhamento, verduras e molhos. Os mais comuns acompanhamentos são o tomate, a cebola e o molho tzatziki.
Foto: Antonio Fajardo i López - Wikimédia Commons
18º lugar - Baozi (China) - Pão cozido no vapor de origem chinesa, com aspecto de coque, que leva diversos recheios.
Foto: J Samuel Burner - Wikimédia Commons
19º lugar - Dondurma (Turquia) - Sorvete consistente feito com leite, açúcar, salepo e mástique.
Foto: Youtube Canal istanbul street food
20º lugar - Souvlaki (Grécia) - Espetos com pedaços de carne e vegetais grelhados. Pode ser servido apenas no palito, para ser comido com as mãos, em um sanduíche ou no prato.
Foto: Flickr Nibble Kibble
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução arquivo pessoal