As pistas para avião mais longas do mundo

Na aviação, um fato curioso é a distribuição das maiores pistas de pouso e decolagem no mundo. A maioria está na Ásia, mas nem todas em aeroportos, confira a seguir.

Foto: Reprodução do site .jornaldeturismo.tur.br/aviacao/61682-dallas

10º - O Aeroporto Internacional de Erbil, no Curdistão, uma região autônoma do Iraque, tem uma pista de pouso e decolagem de 4.800 metros de extensão: quarta maior da Ásia e a segunda no Oriente Médio.

Foto: Divulgação Facebook Erbil International Airport

O tráfego é variado, já que recebe tanto voos militares como civis. No entanto, a circulação é fraca, pois a sua média anual é de somente dois milhões de passageiros.

Foto: Divulgação Facebook Erbil International Airport

9º - O Aeroporto Torrejon fica em Madrid, capital espanhola. O principal aeroporto, obviamente, é o internacional de Barajas. Mas o grande diferencial de Torrejon é o investimento militar, que lhe permite ter uma pista com 4.818 metros.

Foto: Carlos Delgado - Wikimédia Commons

O local abriga voos comerciais habituais. Assim como acolhe jatos executivos e governamentais.

Foto: Flickr Luis Pérez Contreras

8º - O Aeródromo Internacional de Hamad, em Doha, capital do Qatar, oferece uma pista de 4.877 metros, a maior do Oriente Médio. Ele foi construído para substituir o antigo Aeroporto Internacional de Doha, desativado em maio de 2014.

Foto: Flickr Divulgação

O sítio de Hamad também se destaca por ser um dos mais luxuosos do planeta, fato que lhe permitiu ser escolhido por dois anos seguidos como o melhor aeroporto do mundo. Em 2022 foi o oitavo mais movimentado no planeta, acima de 35 milhões de passageiros no ano, impulsionado pela Copa do Mundo.

Foto: Flickr Takahiro Hayashi

7º - O Aeroporto Internacional de Denver fica no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Num país com grande tráfego aéreo, este lidera em alguns quesitos no território nacional como a pista mais extensa, com 4.877 metros.

Foto: Flickr Bruce Leibowitz

É o terceiro do mundo em ocupação de área, com 130 mil m². Ele foi planejado para ser espaçoso porque está numa região onde neva. Assim, no inverno, os aviões conseguem manobrar e evitar acidentes.

Foto:

6º - O Aeródromo de Upington, na cidade de mesmo nome, na África do Sul, tem uma pista com 4.900 metros de comprimento. Assim planejada devido à grande altitude do aeroporto, às temperaturas extremamente altas no verão e para ter condições de receber o modelo de avião Boeing 747.

Foto: Divulgação Facebook Upington International Airport

Este sítio é um grande ponto de transferência, principalmente de cargas. O espaço recebe voos fretados, com maior concentração de novembro a janeiro.

Foto: Divulgação Facebook Upington International Airport

Nesse período, é grande a exportação de uvas da região, especialmente para a Europa. O balanço anual é de 1 milhão de toneladas da fruta.

Foto: Imagem de congerdesign por Pixabay

5º - O Aeródromo da Embraer, no município de Gavião Peixoto (SP) , tem a pista mais longa das Américas, com 4.967 metros de extensão. Isso permite receber um Boeing 747. Por sinal, o modelo precisaria usar apenas metade da pista para pousar.

Foto: Divulgação Facebook Embraer

Este aeroporto é normalmente usado para testes de aeronaves em processo de fabricação. No espaço são realizados “ensaios em voo” para aprimoramento e certificação dos aviões.

Foto: Ministério da Defesa wikimedia commons

A fábrica da Embraer e a movimentação no aeródromo são justamente o ponto mais forte do município, que tem apenas cerca de 5 mil habitantes e fica a

Foto: Divulgação

4º - O sítio de Shigatse Peace fica no Tibete, região autônoma da China, uma das áreas mais altas e de mais difícil acesso no mundo. Isso exige uma pista longa. São 5.000 metros.

Foto: ESA Copernicus Sentinel-2 - Wikimédia Commons

O aeródromo é considerado chinês, mesmo estando no Tibete, e abriga voos tanto militares como comerciais. Foi estruturado para receber 230.000 passageiros e 1.150 toneladas de cargas por ano.

Foto: 钉钉 - Wikimédia Commons

3º - O Aeroporto de Ulyanovsk Vostochny fica na cidade que dá o seu primeiro nome, na parte europeia da Rússia.

Foto: Reprodução de Youtube

Também tem uma pista de 5.000 metros de extensão e largura de 105 metros. Este aeródromo é preferencialmente receptor de cargas.

Foto: Divulgação Twitter do Аэропорт Ульяновск @ulkaero

A propósito era um dos pontos de recepção do Antonov An-225 Mriya, o maior avião cargueiro do mundo e que foi destruído na guerra com a Ucrânia. Em 2012, já serviu à OTAN para conexão e transferência de cargas não letais e pessoas.

Foto: reprodução redes sociais

2º - Outro representante russo, o Zhukovsky fica na região metropolitana de Moscou. Tem uma pista de 5.402 metros que integra o instituto de pesquisas aéreas de Gromov e recebe o Maks, famoso show aéreo.

Foto: Alex Beltyukov - Wikimédia Commons

Este sítio disponibiliza voos de caça ao público. O Zhukovsky já foi escolhido como principal palco de experimentos durante a Guerra Fria e para o projeto Buran soviético de ônibus espaciais.

Foto: A Savin - Wikimédia Commons

1º - O Qambo Bamda é mais um aeroporto no Tibete. Como as condições da localidade exigem aeródromos com pistas longas, este lidera no quesito mundial com 5.500 metros de extensão.

Foto: Youtube Canal Namastê World

Neste espaço, um Boeing 747 tem a capacidade de aterrissar utilizando apenas metade da pista.

Foto: Dave Subelack wikimedia commons

Por sinal, este aeroporto é o segundo mais alto do mundo, a 4.334 metros. Perde apenas para o aeroporto de Daocheng Yading, na China, que está a 4.411 metros de altitude.

Foto: Rat2 - Wikimédia Commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução do site .jornaldeturismo.tur.br/aviacao/61682-dallas