Baphomet e seu impacto visual: Estátua de cabra chifruda assusta vizinhança e viraliza
A figura de Baphomet - uma espécie de cabra com chifres - vem causando polêmica há séculos. E suscita discussões sobre sua representatividade na religião, nos costumes, nas crenças.
Foto: Imagem de Mike Singleton por Pixabay
Em 2023, uma estátua de Baphomet colocada numa caixa de vidro no alto de uma casa assustou moradores de um bairro de Alvorada, no Rio Grande do Sul. O FLIPAR mostrou na ocasião.
Foto: Twitter @ivandiariamente
"Vizinho novo chegou causando no bairro", disse o post de Ivan Almeida, que viralizou na web, ultrapassando 9 milhões de views.
Foto: Reprodução Twitter
A criatura simbólica apareceu como um ídolo pagão em transcrições do julgamento da inquisição dos Cavaleiros Templários no início do século 14. E até hoje causa dúvidas e discussões sobre seu significado e sua origem.
Foto: Twitter @ivandiariamente
A representação mais conhecida de Baphomet foi criada por Eliphas Lévi (1810-1875) - escritor, ocultista e filósofo francês, um dos expoentes do ocultismo moderno. Autor de obras como Dogma e Ritual da Alta Magia, ele combinou cabala, alquimia e misticismo cristão em sua abordagem esotérica. Influenciou tradições ocultistas posteriores, como a Teosofia e a Ordem Hermética da Aurora Dourada.
Foto: domínio público
Na concepção de Levi, a cabeça de bode tem elementos de cão, touro e burro representando a expiação corporal do pecados; as mãos remetem à santidade do trabalho (mão para cima e mão para baixo em igualdade); o facho representa a inteligência.
Foto: Domínio Público - Wikimédia Commons e Thesatanictemple Reprodução
A casa do bairro Alvorada pertence à mãe de santo Michelly da Cigana, que decidiu instalar a imagem "por ordem divina". Ela diz que Belzebu (outro nome dado a Baphomet) transformou sua vida para melhor.
Foto: Arquivo pessoal
Mas muitas pessoas, de forma equivocada, associam a imagem de Belzebu ao Demônio. Daí surgiram comentários do tipo: "Parece um sistema de segurança muito eficaz", disse um internauta, insinuando que ninguém vai ter coragem de invadir a casa. .
Foto: Twitter @ivandiariamente
Há milênios as cabras vêm sendo associadas às figuras do diabo e de bruxas, sendo personagens de rituais macabros Historicamente, cabras estão presentes em várias culturas e costumes pré-cristãos
Foto: Imagem de Gábor B por Pixabay
O deus Cernuno é a divindade mais antiga da Mitologia Celta. Embora os chifres sejam de cervos (não de cabras), a sua representação na pose de lótus inspirou a iconografia de Baphomet
Foto: Nationalmuseet e GNU Free Documentation License - Wikimédia Commons
Na mitologia nórdica, Tanngrisnir e Tanngjostr eram as cabras que puxavam a carruagem do Deus Thor, filho de Odin.
Foto: Domínio Público - Wikimédia Commons e Reprodução
Na mitologia greco-romana, os faunos eram figuras metade homem, metade bode, que descendiam do rei Fauno – eram, portanto, semideuses.
Foto: Domínio Público - Dezalb e Domínio Público Pixabay e Reprodução
Os faunos eram divindades do campo que viviam por bastante tempo e atuavam como intermediários entre os animais e o mundo dos deuses.
Foto: Rufus46 - Wikimédia Commons
Uma metáfora compara ovelhas a cabras e aponta as ovelhas como leais ao pastor, enquanto as cabras são desobedientes e difíceis de lidar
Foto: Reprodução
O Evangelho segundo Mateus, no Novo Testamento, atribui aos bodes, de forma metafórica, uma propensão para o pecado, na comparação com as dóceis ovelhas.
Foto: A Inspiração de São Mateus ,de Caravaggio - domínio público
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor que aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.” (Mateus, 25:31-33)
Foto: Domínio Público - Leszek Jańczuk - Wikimédia Commons
No Quimbanda (segmento da Umbanda que usa exus em suas práticas), Baphomet ou Belzebu também é chamado de "Maioral" ou "Saravá Exu Maioral". Há livros sobre o tema.
Foto: Divulgação
De acordo com os religiosos desse segmento, Baphomet - que tem corpo de homem, cabeça de bode e asas - age conforme a intenção da pessoa que busca por ele.
Foto: Domínio público
Portanto, em linhas gerais, a conexão de Baphomet com satanismo se deveu a processos da Inquisição contra os Templários no século XIV, quando a ordem foi acusada de heresia e de adorar o 'ídolo'. Éliphas Lévi, no século 19, reinterpretou Baphomet como símbolo esotérico de dualidade (luz e trevas, bem e mal) e equilíbrio universal. Mesmo assim, a imagem continuou erroneamente associada a práticas satânicas.
Foto: Imagem de Dmytro por Pixabay
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Imagem de Mike Singleton por Pixabay