Ratanabá...
... seria uma cidade perdida e repleta de riquezas. Ela estaria localizada na floresta Amazônica e, por isso, diversos estrangeiros teriam interesse na região.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
De onde surgiu
Em junho, o site Daiki Pesquisas noticiou que pesquisadores supostamente teriam sobrevoado a "cidade" para captar imagens da floresta.
Foto: Reprodução
Antes dos homo sapiens
A cidade teria sido fundada pelos Muril, supostamente a primeira civilização do planeta, e foi capital do mundo há 450 milhões de anos.
Foto: Reprodução
Precioso
De acordo com a tese, o "Ratanabá" seria o real interesse dos estrangeiros do Brasil, das ONGs internacionais e até de Elon Musk. Todos estariam atrás desse grande tesouro soterrado.
Foto: Forbes
Fake news! ❌
A "descoberta" da cidade vem sendo reivindicada pelo Ecossistema Dakila, também responsável por difundir discurso antivacina e terraplanista.
Foto: Ecossistema Dakila
Tem até ET na história 👽
O líder do instituto Dakila é Urandir Fernandes de Oliveira, conhecido por ser criador do boato sobre o “ET Bilú” e por defender a tese de que a Floresta Amazônica não queima.
Foto: Reprodução
Acompanhe o Terra
Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais.
Foto: Reprodução