Caso Anic causa assombro: advogada teve o corpo concretado
A Polícia Civil confirmou a identidade do corpo encontrado em Petrópolis como sendo da advogada Anic Herdy, de 55 anos. Ela estava desaparecida desde fevereiro.
Foto: Reprodução de vídeo TV Globo
A identificação foi realizada por meio de exame odontológico, que comparou a arcada dentária do corpo com a ficha odontológica da vítima.
Foto: Divulgação
A polícia encontrou um celular próximo ao corpo, que ainda será periciado para obter mais informações sobre o crime.
Foto: Reprodução de vídeo TV Globo
O técnico de informática Lourival Correa Netto Fatica confessou ter assassinado Anic e indicou o local onde o corpo estava enterrado. Ele está preso desde abril.
Foto: Reprodução de Rede Social
De acordo com o depoimento de Lourival, o crime ocorreu em um motel em Itaipava — também região serrana do RJ — e o corpo foi levado para sua casa em Teresópolis.
Foto: - Reprodução de vídeo TV Globo
O motivo do crime seria um suposto caso extraconjugal entre a vítima e o suspeito.
Foto: Reprodução de Rede Social
No mesmo dia em que Lourival prestou depoimento na 2ª Vara Criminal de Petrópolis, confessando o crime e revelando que enterrou o corpo no quintal de sua casa, a Polícia Civil do Rio realizou uma operação de busca em sua residência.
Foto: Reprodução de vídeo TV Globo
Lourival alegou ser amante de Anic e afirmou que o assassinato foi encomendado pelo marido dela, Benjamin Cordeiro Herdy, de 78 anos, com quem ela era casada há 20 anos. A Polícia está investigando.
Foto: Reprodução de Rede Social
Segundo informações do jornal O Globo, Lourival era amigo da família há cerca de três anos e conhecia bem a rotina de Anic e do marido.
Foto: Instagram
Ele chegou a acompanhar o casal em algumas viagens e foi responsável pela instalação do sistema de câmeras de vigilância na residência, a pedido de Benjamin.
Foto: Divulgação
Durante seu depoimento à Justiça, Lourival mencionou que a câmera instalada na casa de Benjamin teria gravado uma conversa ele e o marido, na qual planejavam o crime.
Foto: Reprodução TV Globo
A defesa de Lourival informou que as câmeras foram apreendidas a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
Foto: Divulgação
Apesar dessas alegações, a delegada responsável pelo caso afirmou que, até o momento, não há provas que indiquem o envolvimento de Benjamin no crime.
Foto: - Imagem: Agência Brasil
Antes da confirmação, a polícia já havia encontrado evidências que corroboravam com a identificação, como uma algema em um dos pulsos e um fitilho de plástico no pescoço, o que sugere que a vítima pode ter sido esganada.
Foto: Reprodução de vídeo TV Globo
O corpo ainda tinha as mesmas próteses de silicone que a mulher usava e uma aliança com o nome do ex-marido.
Foto: Reprodução de vídeo Rede Record
A localização do corpo exigiu o uso de uma britadeira para escavação, devido à forma como foi ocultado, enterrado na fundação construída para sustentar um muro.
Foto: Divulgação
Com a confirmação da identidade do corpo e a confissão do crime, o caso de Anic Herdy está praticamente dado como encerrado. A polícia agora investiga os detalhes do crime e as circunstâncias que levaram ao assassinato.
Foto: Divulgação do Governo do Estado do RJ
Além de Lourival, seus filhos Henrique Vieira Fadiga e Maria Luísa Fadiga, e sua suposta ex-namorada, Rebeca Azevedo Santos, também são suspeitos de participação no crime.
Foto: Reprodução de vídeo TV Globo
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução de vídeo TV Globo