Uma das marcas mais conhecidas do mundo, a Coca-Cola anunciou que irá recolher 28 milhões de garrafas de refrigerantes na Áustria por suspeita de contaminação. O fato aconteceu no dia 24/10 e a previsão é que o gigantesco recall dure algumas semanas.
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A empresa descobriu haver o risco de que pequenas lascas de metal estejam presentes nas garrafas devido a “um erro técnico” durante a produção das bebidas. Assim, por prevenção, a Coca-Cola decidiu fazer o recall.
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A multinacional informou que foram recolhidas garrafas de meio litro de quatro marcas de refrigerantes: Coca-Cola, Fanta, Sprite e MezzoMix. A data de validade dos produtos que podem estar contaminados vai de 4 de fevereiro de 2025 a 12 de abril de 2025.
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“Lamentamos o incidente e pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado”, declarou a Coca-Cola em comunicado. A empresa informou que os consumidores que compraram bebidas desses lotes serão reembolsados sem a necessidade de apresentar cupom fiscal.
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A Coca-Cola tem diversas marcas no mercado brasileiro, além do próprio refrigerante que leva o nome da empresa. Sprite, Guaraná Kwat, Crystal, Del Vale, Schweppes, Fanta, Lemon Dou, Ades, Leão e Jack Daniel's são marcas renomadas que são produzidas pela multinacional.
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A empresa anunciou recentemente o plano de investir R$ 4 bilhões no Brasil. Um aumento de de R$ 1 bilhão em relação à média de investimento anual nos último biênio. A empresa tem mais de um milhão de pontos de venda no território brasileiro
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A Coca-Cola é um refrigerante feito à base de noz de cola, uma fruta rica em cafeína e comum na África Ocidental e na Indonésia. A semente também tem função estimulante e relaxante. Ou seja, é para lá de saborosa. Conheça a história da empresa.
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Em maio de 1886, o farmacêutico americano John Pemberton criou uma fórmula de remédio para dor de barriga, um problema que estava em alta nos Estados Unidos na época.
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Além da noz de cola, Pemberton colocou folhas de coca, extrato da fruta, óleo de limão, óleo de lima, coentro, açúcar, entre outros ingredientes. Em um primeiro momento, toda a mistura ficou conhecida como sabor 7X.
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Em 1888, Pemberton faleceu, aos 67 anos. Ele foi vítima de câncer de estômago, causado muito por conta de seu vício em morfina, um analgésico extremamente forte. Ele é tão perigoso que não é encontrado nem em farmácias.
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Após a sua morte, a fórmula do sabor 7X ficou com o seu contador, Frank Robinson,que o rebatizou para Coca-Cola e escreveu o logotipo com a própria mão.
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Ele a vendeu para o empresário e político Asa Griggs Candler, que também foi prefeito de Atlanta, no estado da Geórgia. O valor? U$2,3 mil. Hoje, isto equivale a cerca de 10 mil reais, tirando a inflação acumulada.
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A venda foi em 15 de janeiro de 1889. Ou seja, há 135 anos. E o que ninguém imaginava é que aquilo mudaria para sempre a humanidade.
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Asa começou a transformar o líquido em um fenômeno mundial. Primeiro, ele patenteou a marca Coca-Cola e depois criou a The Coca-Cola Company, que hoje tem vários refrigerantes pelo mundo.
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Apesar disso, segundo vários especialistas, o diferencial foi Asa investir pesado em marketing. Ele, por exemplo, direcionou muitos recursos à publicidade e até distribuiu algumas gratuitamente, tudo para que o público americano conhecesse a marca.
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Asa também criou vários produtos com a logo da Coca-Cola estampada, além de distribuir brindes. Outra estratégia foi abrir várias fábricas pelos EUA, o que facilitou demais a distribuição e comercialização do produto.
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Ainda no final do Século XIX e no início do Século XX, a Coca-Cola já estava famosa nos países vizinhos, México e Canadá. Hoje, sabe-se que a empresa está presente em 200 países.
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Outra estratégia é esconder muito bem os detalhes da receita da Coca-Cola. Há reportagens que afirmam que a fórmula mais "pura" do refrigerante é de conhecimento de pouquíssimas pessoas, cinco no máximo.
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Também há forte crença de que não existe nenhuma fórmula secreta e que criou-se uma lenda para que o nome da empresa ficasse ainda mais em evidência.
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O que é um fato na história da Coca-Cola, infelizmente, é que ela já usou na fórmula cocaína, uma droga ilícita em quase todo o mundo.
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De fato, o marketing da Coca-Cola é algo a ser estudado. Foi a empresa que, por exemplo, usou o Papai Noel com a cor vermelha pela primeira vez. Antes, o Bom Velhinho usava verde.
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A Coca-Cola faz tanto sucesso que inspirou a criação de vários outros refrigerantes à base de cola. A americana Pepsi-Cola, mais conhecida como Pepsi, é a principal concorrente da Coca, mas sempre fica em segundo lugar.
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Cuba Cola, Schin Cola (esta não existe mais), Open Cola, RC Cola e Ice Cola são outros refrigerantes que se inspiram na Coca, mas sem chegar aos pés da bebida americana;
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A Coca-Cola não para de crescer e hoje está entre as 10 empresas mais valiosas do mundo. Seu preço de mercado é estimado em cerca de R$ 300 bilhões.
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