Coca-Cola: conheça a história da empresa que conquistou o mundo
Conheça a história da Coca-Cola, empresa gigante de sucesso que conquistou o gosto do consumidor em diversas partes do mundo e se transformou numa das bebidas mais populares da história.
Foto: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
A Coca-Cola é um refrigerante feito à base de noz de cola, uma fruta rica em cafeína e comum na África Ocidental e na Indonésia. A semente também tem função estimulante e relaxante. Ou seja, é para lá de saborosa.
Foto: Kwameghana/wikiedia commons
Em maio de 1886,o farmacêutico americano John Pemberton criou uma fórmula de remédio para dor de barriga, um problema que estava em alta nos Estados Unidos na época.
Foto: - Divulgação/The Coca-Cola Company
Além da noz de cola, Pemberton colocou folhas de coca, extrato da fruta, óleo de limão, óleo de lima, coentro, açúcar, entre outros. Num primeiro momento, toda a mistura ficou conhecida como sabor 7X.
Foto: Divulgação/The Coca-Cola Company
Em 1888, Pemberton faleceu, aos 67 anos. Ele foi vítima de câncer de estômago, causado muito por conta de seu vício em morfina, um analgésico extremamente forte. Ele é tão perigoso que nem é encontrado em farmácias.
Foto: - Divulgação/Coca-Cola Brasil
Após a sua morte, a fórmula do sabor 7X ficou com o seu contador, Frank Robinson. Frank, aliás, rebatizou para Coca-Cola e escreveu o logotipo com a própria mão.
Foto: - Divulgação/Coca-Cola Brasil
Ele a vendeu para o empresário e político Asa Griggs Candler, que também foi prefeito de Atlanta. O valor? U$2,3 mil. Hoje, isto equivale a cerca de 10 mil reais, tirando a inflação acumulada.
Foto: Dominio publico/wikimedia commons
A venda foi em 15 de janeiro de 1889. Ou seja, há 134 anos. E o que ninguém imaginava é que aquilo mudaria para sempre a humanidade.
Foto: - Divulgação/Coca-Cola Brasil
Asa começou a transformar o líquido em um fenômeno mundial. Primeiro, ele patenteou a marca Coca-Cola, depois criou a The Coca-Cola Company, que hoje tem vários refrigerantes pelo mundo.
Foto: Divulgação/Shoppe
Apesar disso, segundo vários especialistas, o diferencial foi Asa investir pesado em marketing. Ele, por exemplo, investiu demais em publicidade e até distribuiu algumas gratuitamente, tudo para que o público americano conhecesse a marca.
Foto: - Divulgação/Coca-Cola Brasil
Asa também criou vários produtos com a logo da Coca-Cola estampada, além de distribuir brindes. Outra estratégia foi abrir várias fábricas pelos EUA, o que facilitou demais a distribuição e comercialização do produto.
Foto: - Divulgação/Coca-Cola Brasil
Ainda no final do Século XIX e no início do Século XX, a Coca-Cola já estava famosa nos países vizinhos, México e Canadá. Hoje, sabe-se que a empresa está presente em 200 países.
Foto: Reprodução do site cocacolaep.com/au/news
Outra estratégia é esconder muito bem os detalhes da receita da Coca-Cola. Há reportagens que afirmam que a fórmula mais "pura" do refrigerante é de conhecimento de pouquíssimas pessoas, cinco no máximo.
Foto: - Divulgação/Coca-Cola Brasil
Também há forte crença de que não existe nenhuma fórmula secreta e que criou-se uma lenda para que o nome da empresa ficasse ainda mais em evidência.
Foto: - Divulgação/Coca-Cola Brasil
De acordo com reportagem do UOL, em 1886, a Coca-Cola usava na fórmula a coca, planta da qual a cocaína é extraída, e a noz de cola, que tem a cafeína como ingrediente ativo. Diante de queixas, no ano de 1903, o então dono da empresa,Asa Candler, pediu que o químico alemão Louis Schaefer produzisse um composto de coca sem cocaína. Ele a substituiu por cafeína e usou folhas de coca somente como aromatizantes.
Foto: Zxc - wikimedia commons
O marketing da Coca-Cola também é algo que chama atenção. Foi a empresa que, por exemplo, usou o Papai Noel com a cor vermelha pela primeira vez. Antes, o Bom Velhinho usava verde.
Foto: - Divulgação/Coca-Cola Brasil
A Coca-Cola fez, faz e certamente fará tanto sucesso que inspirou a criação de vários outros refrigerantes à base de cola. A americana Pepsi-Cola, mais conhecida como pepsi, é a principal concorrente da Coca.
Foto: reprodução wikimedia commons
A Coca-Cola costuma criar campanhas de publicidade que alcançam grande popularidade, como, por exemplo, as latas com nomes de pessoas. Isso estimulava a venda, pois muitos queriam guardar a lata com seu nome de lembrança.
Foto: Portal do Eliezer Tymniak
A Coca-Cola tem diversas outras marcas. Segundo a Coca-Cola FEMSA, a companhia é dona da Fanta, Sprite, Schweppes, Chás Leão, Sucos Del Valle, Ades, Monster, Burn, Powerade, I9, cervejas como Therezópolis, Eisenbahn, Sol, Kaiser, Bavaria, Tiger, Estrella Galicia e a Água mineral Crystal.
Foto: - Divulgação/Coca-Cola Brasil
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay